quarta-feira, 16 de maio de 2012

Solidariedade faz bem à saúde

Se você não pode ser o Sol, seja um planeta, mas nunca deixe de irradiar a luz que mora no seu coração.
Vocês sabiam que hoje, 16 de maio, comemora-se o "Dia da Solidariedade"? O sentimento de ajudar ao próximo é a base deste conceito tão amplo chamado solidariedade, é um ato nobre que muita gente busca praticar no dia a dia, mas às vezes não sabe por onde começar. É possível ser solidário com atitudes simples, mas que fazem toda a diferença. Segundo a psicóloga Marina Vasconcelos, ser solidário é se identificar com o problema alheio, e assim, ter capacidade de se colocar no lugar do outro. Ser solidário é uma troca. Isso porque quem é ajudado não é o único beneficiado pela atitude. Assim como compartilhamos sentimentos de dor, fazer alguém sorrir também nos afeta positivamente. O psicólogo Vitor Sampaio explica que todos nós estamos em relação uns com os outros. Por isso, se fizermos algo de bom a uma pessoa, estaremos fazendo bem a nós mesmos, pois a solidariedade estimula gentileza e gera mais saúde, segundo o psicólogo.
As maneiras de fazer o bem ao próximo são muitas e todas são sempre benvindas. Para começar, são os pequenos gestos que fazem a diferença. O apoio a instituições também representa uma ação muito valiosa, que pode favorecer muita gente. Além da ajuda financeira, pode-se doar roupas, alimentos e, por mais que não pareça muito, um pouco de atenção faz um bem enorme para muita gente. Psicólogos afirmam que: "A solidariedade precisa ser mais estimulada, ela desencadeia um novo padrão de comportamento entre as pessoas", e "Quando recebe um gesto de carinho, a pessoa tende a agir da mesma forma e despertar a tolerância em quem está por perto". 
No “Dia da Solidariedade", veja algumas situações em que vale a pena se envolver:
Doe sangue Ao doar sangue você poder salvar muitas vidas - de familiares, amigos e desconhecidos. A quantidade de sangue retirada é muito pequena, o corpo só precisa de dois dias para fazer a reposição, afirma o cardiologista Bruno Pereira Valdigem, do Hospital Albert Einstein. Quando sua doação chega ao banco de sangue, ela fica disponível para ser usada em outras pessoas sempre que houver compatibilidade. "Situações de emergência, como acidentes, cirurgias ou doenças graves, exigem sangue suficiente no estoque do hospital. Isso pode ser a diferença entre ter alta ou morrer no pronto-socorro mesmo", afirma o especialista. Sempre que se dispõe a doar sangue, você recebe uma avaliação diagnóstica indicando como anda a sua saúde - uma chance de descobrir se há necessidade de algum tratamento especial, como a reposição de vitaminas ou mesmo o uso de medicamentos. De acordo com dados da Fundação Pró-Sangue de São Paulo, os pré-requisitos para quem quer doar sangue são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 quilos.
Doe o que você não usa mais Vale a pena fazer uma revisão nas peças que estão encostadas há mais tempo e se desfazer do que está só ocupando espaço. "Além de acumular muitos micro-organismos que causam alergias, roupas e cobertores que permanecem guardados aumentam a necessidade de cuidados com a manutenção. Fazer doações para moradores de rua ou para associações, por exemplo, é uma maneira de deixar sua casa mais organizada e ainda ajudar quem precisa.
Ceder lugar no ônibus ou metrô Muita gente passa o dia sentado, como rotina de trabalho. Mesmo assim, na hora de ir embora, faz questão de permanecer ainda mais tempo nessa posição no ônibus ou no metrô. "Os músculos do quadril tendem a ficar encurtados se você fica muito tempo sentado. Realizar o percurso de ida e volta de casa para o trabalho em pé pode ajudar a aliviar as tensões dessas musculaturas e da coluna lombar, as vértebras ficam menos comprimidas se você está em pé, em postura alinhada", afirma o professor de educação física Ricardo Wesley, da Cia Athletica Estádio do Morumbi. Experimente ceder seu lugar de vez em quando. Além de fazer uma gentileza, você contribui para que seu corpo fique mais ajustado - só tome cuidado se você carrega bolsas ou sacolas muito pesadas, sustentar isso em pé por muito tempo pode provocar dores ou desvios na sua coluna.
Exercício em grupo
Uma pessoa próxima descobriu que está com um problema de saúde e parte do tratamento inclui a prática regular de exercícios. Que tal acompanhá-lo nesse projeto? "Fazer atividade física com quem você gosta dá mais motivação. As faltas ao treino diminuem e a qualidade dos exercícios tende a ser superior, o progresso vem em ritmo acelerado", afirma a endocrinologista Glaucia Duarte, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. A especialista só lembra que não é necessário esperar um diagnóstico preocupante para abandonar o sedentarismo: o bem-estar aumenta, o sono melhora e a boa forma rende elogios que melhoram ainda mais sua autoestima quando você passa a praticar exercícios.
Ler para crianças ou idosos Se você tem um tempinho livre, por quê não usá-lo para ler para crianças em orfanatos ou para idosos em abrigos? Tanto as crianças quanto os idosos ficarão felizes pela atenção demonstrada com esse gesto.
Doar remédios em igrejas ou associação de moradores
Aqueles remédios, dentro do prazo de validade, que você não irá usar mais, podem ser doados para pessoas que precisem. É só levar para as igrejas ou associações de moradores que farão a distribuição.
A lista é imensa e cabe a você descobrir o que alguém, próximo ou não, está precisando. Faça diferença e receba em troca a satisfação de estar sendo útil, além de fortalecer sua saúde.
Trabalhar como voluntário -  Se você é um profissional liberal e tem algumas horas vagas durante a semana, por que não dedicar-se a um trabalho voluntário? Seja na escola do seu bairro, na associação de moradores, numa creche, num asilo ou num hospital. Algumas horinhas de dedicação podem fazer a diferença... Nestes locais, sempre existe pessoas precisando de ajuda. Além de ser gratificante para você, será uma oportunidade para os que não podem pagar por um serviço.
Vamos lá? A gentileza e a solidariedade são contagiantes.
Assista ao vídeo e inspire-se:









Nenhum comentário:

Postar um comentário