sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Brasil: paraíso tropical..." eles dizem!

Como já falei antes em algum post, tenho orgulho de ser brasileira, e mais ainda quando vejo que a visão que alguns paises tem sobre o Brasil está mudando. Que o Brasil é o país do momento todo mundo já sabe. A Copa de 2014, as Olimpíadas de 2016 e a presidente mulher são apenas alguns dos assuntos falados no mundo inteiro. Até a Macy’s, maior loja de departamento dos Estados Unidos dedicou um campanha - com direito a parcerias entre marcas daqui, e uma série de eventos inspirados no nosso país. Na Itália o Brasil sempre é assunto nos jornais, televisão e revistas.
Fiquei muito feliz ao saber que a revista Marie Claire italiana fez a "Speciale Brasile", uma edição especial sobre o nosso país, em maio de 2012. O editorial "Ipanema Pop", publicado na edição de março deste ano da revista Marie Claire Italiana, já mostrava o interesse da revista pelo Brasil. 
Entrei no site para conferir, pois não achei a edição da revista por aquí. Claro, já imaginava o que encontraria no conteúdo da revista, mas fora alguns exageros, como a ausência de desemprego, eles se desdobraram em elogios à nossa terra. Quanto ao desemprego, tudo bem que melhorou, mas ausência também não né? Em 2011 a média do desemprego no Brasil fechou em 6%, e a previsão pra 2012 é uma alta, com um fechamento em 6,7%. Enquanto na Itália a taxa de desemprego está em 9,8%, na Espanha 24%. O que não dá pra comparar são os salários, pois com o salário mínimo brasileiro fica difícil viver com dignidade. Quase 25% dos brasileiros vivem com apenas 1 salário mínimo. Leiam:
  "...in Brasile, la cosa straordinaria è la quasi totale assenza di disoccupazione. Se sei laureato, puoi stare sicuro che otterrai un buon posto e farai carriera. Diversi europei e americani ci si sono trasferiti perché qui guadagnano meglio...."
  Traduzindo: "...no Brasil, a coisa extraordinária é a quase ausência de desemprego. Se é graduado, com certeza conseguirá uma boa vaga e fará carreira. Vários europeus e americanos se transferiram porque aqui ganham melhor..."  
 Dizem que o Brasil é considerado no momento a 6ª potência mundial. Eu penso: "ONDE?". Tudo bem...o assunto da revista não foi só esse, foi também moda (do Rio de Janeiro), arquitetura, beleza e cultura, citando artistas famosos como a Céu, que não é muito conhecida por aqui, mas faz muito sucesso por lá, fala do ator Cauã Reymond, fala de cineastas brasileiros e do filme "Paraisos Artificiais".
Fala ainda que o Brasil é lindo, e com isto todos concordamos, elogiam a presidente Dilma Roussef e  atenta para os próximos eventos no país como a Rio+20, a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. 
Confiram:
"...Alla tostissima Dilma è richiesta una navigazione molto attenta se vuole fare del Brasile una società giusta prima che una potenza mondiale. Ma siamo sulla buona strada..." e a seguir: "...Save the date(s): a giugno c'è Rio+20, la conferenza sullo sviluppo sostenibile,  2014: i campionati mondiali di calcio, 2016: le Olimpiadi..."
O que "eles" não viram: pelo menos 18,5 milhões de pessoas - quase a população de Minas Gerais - vivem em áreas urbanas com esgoto a céu aberto diante de suas moradias. Elas representam 12% da população pesquisada pelo IBGE no levantamento sobre o entorno dos domicílios. Os números do Censo 2010 mostram que 11% das moradias em áreas urbanas estão próximas a valas ou córregos onde o esgoto domiciliar é despejado diretamente. São 5,1 milhões de residências.
Bem, uma coisa é boa, a imagem do Brasil está melhorando. Espero que um dia deixemos de ser só samba, praia e carnaval! Quem quiser saber mais entre no site da Marie Claire italiana, e vejam o que falam do nosso país!
Baci a tutti!


Nenhum comentário:

Postar um comentário