quinta-feira, 31 de maio de 2012

"Maio" mês das noivas... Já não é bem assim.

O mês de maio já foi considerado o mês das noivas. Ao que tudo indica essa tradição foi trazida do hemisfério norte, já que em muitos países o mês de maio é muito importante para os costumes populares. Celebrado com muitas flores em homenagem à natureza, e no auge da primavera, nesse hemisfério, o mês foi associado à celebração do amor no casamento ao longos dos séculos. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o "mês das mães e de Maria", o que seria mais um motivo para a escolha desse mês. De qualquer forma, o costume de realizar os casórios em maio anda perdendo força. No Brasil, os meses mais requisitados vão de setembro a dezembro. Dados do IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística) apontam que o mês “campeão” dos casamentos é dezembro, seguidos por setembro e maio. Alguns noivos explicam que a escolha é por conta do clima e pela ajuda financeira do 13º. Além disso, o período de férias ajuda na viagem da lua-de-mel. Em segundo lugar entre os mais procurados, setembro é o mês em que se dá inicio à primavera. Além de ajudar no clima romântico, é quando existe uma melhor oferta de flores. Este fator faz com que os noivos tenham mais opções em relação à decoração da cerimônia e da festa. Mesmo na Europa, o mês de maio não é mais um consenso na hora de unir maridos e mulheres. Em países como a Inglaterra, junho é considerado o mês ideal - trata-se de uma tradição da Antiguidade, quando os romanos homenageavam Juno, deusa das mulheres e dos casamentos. Na América do Norte, os americanos preferem dizer "sim" em fevereiro, considerado o mês nacional dos casamentos. Por lá, vale tudo para celebrar a união perto do Dia dos Namorados, o Valentine’s Day, que naquele país é comemorado em 14 de fevereiro e não em 12 de junho, como no Brasil.
Quando se fala em casamento, tem-se em mente  as alianças, que assumem um papel de grande importância nessa cerimônia, pelo próprio significado do nome dado a essa jóia: aliança: ato ou efeito de aliar, casamento, anel de noivado ou de casamento. Aliar ( do latim "alligare" ) : unir, fazer ligação, harmonizar, combinar, agrupar, unir em casamento, ligar-se, confederar-se, casar-se."
O anel como sinal de comprometimento, ou seja, a aliança, foi utilizada a primeira vez pela Civilizacao Romana repetindo-se esta tradição até hoje em outros povos. Normalmente as alianças de casamento são confeccionadas em ouro, simbolizando a indestrutibilidade dessa união. Nas joalherias, tradicionalmente são produzidas alianças específicas para as bodas de prata e bodas de ouro. É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social. Embora a maioria das pessoas só conheça as bodas de prata (25) e de ouro (50), a cultura popular associou um material para cada aniversário de casamento, independentemente dos anéis, que representa uma nova etapa de vida.
Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Por exemplo: OURO: O ouro fascina a humanidade desde a sua descoberta. De todos os metais, apenas ele reúne beleza, brilho, virtual indestrutibilidade e maleabilidade. As boas de ouro são comemoradas aos 50 anos de casamento.
DIAMANTE: Da palavra grega "adamas" que significa força e eternidade do amor surgiu a denominação diamante. As bodas de diamente são comemoradas aos 60 anos de casamento.
Embora ocorram variações nos materiais associados, a lista abaixo é a que encontramos mais freqüentemente:

01º - Bodas de Papel
02º - Bodas de Algodão
03º - Bodas de Couro ou Trigo
04º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05º - Bodas de Madeira ou Ferro
06º - Bodas de Açúcar ou Perfume
07º - Bodas de Latão ou Lã
08º - Bodas de Barro ou Papoula
09º - Bodas de Cerâmica ou Vime
10º - Bodas de Estanho ou Zinco
11º - Bodas de Aço
12º - Bodas de Seda ou Ônix
13º - Bodas de Linho ou Renda
14º - Bodas de Marfim
15º - Bodas de Cristal
16º - Bodas de Safira ou Turmalina
17º - Bodas de Rosa
18º - Bodas de Turquesa
19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20º - Bodas de Porcelana
21º - Bodas de Zircão
22º - Bodas de Louça
23º - Bodas de Palha
24º - Bodas de Opala 
25º - Bodas de Prata 
26º - Bodas de Alexandrita
27º - Bodas de Crisoprásio
28º - Bodas de Hematita
29º - Bodas de Erva
30º - Bodas de Pérola
31º - Bodas de Nácar
32º - Bodas de Pinho
33º - Bodas de Crizopala
34º - Bodas de Oliveira
35º - Bodas de Coral
36º - Bodas de Cedro
37º - Bodas de Aventurina
38º - Bodas de Carvalho
39º - Bodas de Mármore
40º - Bodas de Esmeralda
41º - Bodas de Seda
42º - Bodas de Prata dourada
43º - Bodas de Azeviche
44º - Bodas de Carbonato
45º - Bodas de Rubi
46º - Bodas de Alabastro
47º - Bodas de Jaspe
48º - Bodas de Granito
49º - Bodas de Heliotrópio
50º - Bodas de Ouro 
51º - Bodas de Bronze
52º - Bodas de Argila
53º - Bodas de Antimônio
54º - Bodas de Níquel
55º - Bodas de Ametista
56º - Bodas de Malaquita
57º - Bodas de Lápis-lazúli
58º - Bodas de Vidro
59º - Bodas de Cereja
60º - Bodas de Diamante 
61º - Bodas de Cobre
62º - Bodas de Telurita
63º - Bodas de Sândalo
64º - Bodas de Fabulita
65º - Bodas de Platina
66º - Bodas de Ébano
67º - Bodas de Neve
68º - Bodas de Chumbo
69º - Bodas de Mercúrio
70º - Bodas de Vinho
71º - Bodas de Zinco
72º - Bodas de Aveia
73º - Bodas de Manjerona
74º - Bodas de Macieira
75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro

Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre. Endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bodas
Brasil Cultura. Endereço: http://www.brasilcultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário