domingo, 20 de maio de 2012

Aproveitando o sol do outono...

Saí bem cedo para dar uma caminhada e, de repente, me dei conta de que o dia estava "perfeito". O sol de outono estava lindo e a brisa fresca da estação era um convite à sair de casa. Veio-me aquela sensação de felicidade, uma vontade de aproveitar o dia maravilhoso. Então tive a ideia de convidar alguns amigos para um piquenique. Pois é, assim de repente... Uns estranharam o convite, mas aceitaram na hora, outros me perguntaram: fazer piquenique não é brega? Achei graça, e disse: "brega" é não fazer o que te faz feliz só porque algumas pessoas podem achar estranho.
Lembro-me da coisa que mais me impressionou quando estive em Paris: famílias inteiras; pais, mães, filhos e avós, e grupos de amigos fazendo piqueniques nos parques ou à beira do Rio Sena. Achei genial ver como aquelas pessoas pareciam felizes por estarem juntas curtindo algo tão simples como um dia de sol; será que fiquei brega?

Muito usado na Europa, o piquenique ou (pick nik) em inglês, não é muito comum aquí no nosso país. Esta palavra tem origem no francês pique-nique. Na França do século XVII, o pique-nique era uma refeição na qual cada um levava sua parte. Dois séculos mais tarde, os franceses absorveram do picnic inglês o sentido moderno da palavra – passeios ao ar livre nos quais as pessoas levam alimentos para serem desfrutados por todos. Na França, existe o verbo pique-niquer, que seria algo como “piquenicar".
Bem, fica aí a sugestão: chame as crianças e os amigos, com certeza, todos irão adorar curtir a natureza de um jeito bem gostoso. Para fazer um bom piquenique, precisamos prestar atenção em algumas coisas: o local escolhido precisa ter uma sombrinha, pra não estragar nossas comidinhas. Não é aconselhável levar comidas quentes, afinal tem que ser uma refeição diferente! Mas, atenção! Piquenique não é farofada! Nada de levar sobra do Pernil de ontem! Algumas comidas são mais adequadas e fáceis de comer:
 - Frutas: Nada de levar uma melancia inteira! Pense em frutas fáceis de comer e descascar, principalmente as que não precisem de facas e que não precisem ficar na geladeira. Tipo: Bananas, uvas, maçãs, peras...
- Pães: Os pães, sem coberturas ou recheios, devem ser levados já fatiados, para facilitar na hora de comer.
 - Suco de frutas: Os sucos devem ser colocados em garrafas térmicas bem fechadas. Agora se for levar uma sacola térmica os sucos de caixinha individuais são bem práticos e úteis. Se preferir leve também alguns refrigentes.
 - Não leve sanduiches prontos, o transporte pode fazer com que fiquem menos apetitosos. Leve os recheios a parte para preparar os sanduiches na hora.
Onde fazer piqienique? Em todo o Brasil existem locais próprios para isto. E no Rio de Janeiro, como era de esperar de uma cidade maravilhosa, não faltam parques convidativos para seu momento de lazer.
Confira a seguir a lista com os melhores lugares para levar os amigos ou aquela pessoa especial:
Parque Lage- Rua Jd Botânico 414- Jd Botânico
Quinta da Boa Vista - Av. Pedro II s/n - São Cristóvão
Parque da Catacumba - Av. Epitácio Pessoa 3000 - Lagoa Jd Botânico - Rua Jd Botânico 1008 - Jd Botânico
Parque nacional da Tijuca - Estrada da Cascatinha 850 - Alto da Boa Vista
Parque da Cidade - Estr. Santa Marinha - Gávea
Bosque da Barra - Quilômetro 6 da Avenida das Américas - Barra da Tijuca
É só escolher! Então, aproveite e vá correndo arrumar a sua cesta, para passar uma tarde maravilhosa aproveitando o dia lindo de outono!
Au revoir! Meus amigos me esperam...


Nenhum comentário:

Postar um comentário