sexta-feira, 1 de março de 2013

Rio de Janeiro "Cidade Maravilhosa"

Sem sombra de dúvidas, nenhuma cidade do mundo é tão bonita quanto a "nossa cidade". Não importa onde fique esta cidade, ela sempre terá para nós, todos os encantos. Mas, e quando se trata da cidade mais conhecida no mundo inteiro, pelas belezas naturais? Aí o jeito é encher-se de orgulho ao ouvirmos falar dela. Estou falando do Rio de Janeiro. As outras que me perdoem, mas a minha cidade é Maravilhosa!

A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada em 1º de março de 1565, portanto, hoje completa 448 anos.

Não foi por acaso, que recebeu o título de “Maravilhosa” e continua a despertar encanto e fascinação em todos que a conhecem. Com sua natureza deslumbrante, a Cidade Maravilhosa é conhecida mundialmente através dos cartões postais. Isso deve-se muito à natureza, que foi generosa com esta cidade. Entre praias e montanhas, podemos também vislumbrar o verde das florestas urbanas, o que lhe confere uma beleza sem igual. Em 2012, a paisagem urbana da cidade foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Além disso, a cidade é também um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país.

A cidade também possui grande importância histórica por abrigar a Coroa portuguesa na chegada ao Brasil. Foi aqui no Rio de Janeiro, que D. João e sua comitiva desembarcaram em 8 de março de 1808, e foi instalada a sede do governo. O Rio também já foi a capital do país, entre 1822 e 1960, sem perder os seus encantos, aliás, sua beleza também é composta pelo seu importante acervo histórico e arquitetônico, composto de museus, igrejas centenárias e outras construções antigas, que datam a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil.

Por suas beleza naturais, pela sua importância histórica para o país, por ser uma cidade que recebe de braços abertos a todos aqueles que aqui chegam, o Rio de Janeiro está no imaginário de milhões de pessoas.

Cantada em versos e prosa desperta em todos uma paixão, e não foi à toa que em 1934, o compositor baiano André Filho compôs uma das músicas brasileiras mais famosas de todos os tempos, transformada em Hino do Rio de Janeiro: "Cidade Maravilhosa"... cheia de encantos mil, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil.

Parabéns ao Rio de janeiro e a todos aqueles que tiveram a sorte de nascer aqui: os cariocas, como somos chamados. Com muito orgulho!

Lagoa Rodrigo de Freitas - RJ


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário