quarta-feira, 20 de março de 2013

As tardes cinzas do Outono

Amo o silêncio das tardes cinzas de outono, o desenho das aves gravados no céu... Adoro as mudanças que ocorrem com a chegada de cada nova estação. Encontro em cada uma delas o seu encanto. Enquanto eu aqui no meu canto me arrisco a fazer poesia, e aproveito para sonhar...
O outono tímido e suave, vai chegando de mansinho, pedindo emprestado ao verão um pouquinho do seu calor, mas logo vai se transformando em um suave frescor. Mas sem pressa a natureza se prepara, mudando as vestimentas, enchendo-se de cor, deixando para trás as velhas folhas que já não importam mais... Será que ela com isso, quer mais uma vez nos ensinar, a deixar ir embora para então se renovar?

Deixar que as folhas caiam faz parte da mudança, não só na natureza, mas também na vida. É preciso deixar ir embora aquilo que já não nos serve mais... Portanto, " roube da primavera o aroma, do verão a sensualidade, do outono a transformação, do inverno o recomeço e reconstrua-se." 

Com cara de inverno, o outono começa hoje, dia 20 de março, e se estende até 20 de junho.

Aqui no Brasil, graças a Deus, temos um clima maravilhoso, com sol o ano inteiro, e a chegada da nova estação promete dias mais frescos, porém ensolarados.

Depois da primavera, o outono é considerado uma das mais românticas estações do ano. Se você concorda comigo, aproveite para curti-lo pegando carona no clima de romance que está no ar...

A beleza está por toda parte, e não é por acaso que o cinema tem explorado os cenários de outono para fazer filmes românticos. Talvez, por isso, eu tenha muita de vontade de conhecer Nova York no outono, pois a cidade fica linda nesta época, em que as folhas das árvores ganham um colorido incomparável. No filme "Outono em Nova York", as imagens do Central Park são deslumbrantes. As cores marrons - avermelhadas das folhagens criaram o cenário perfeito para o romance. Uma história de amor que faz qualquer mulher se derreter... O que se deve também à interpretação do charmoso Richard Gere, mas deixa isso pra lá, rs,rs... Alguns outros filmes também aproveitaram a estação como fonte de inspiração.

Como em alguns paises o inverno é rigoroso, as pessoas aproveitam cada minuto de sol fazendo passeios ao ar livre, fazendo piqueniques nos parques, e encontrando amigos em locais abertos. As estações do ano são bem marcadas e aproveitadas ao máximo, já que no inverno é um pouco difícil aguentar as baixas temperaturas ao ar livre. Mesmo assim, em muitos países existem as estações de esqui onde as pessoas curtem o frio de forma divertida.
 
Devo confessar que eu não gosto do frio, prefiro os dias fresquinhos do outono, nos quais ainda podemos ter um pouco de sol, sem ter que enfrentar o calorão que faz no Rio de Janeiro durante o verão.

Com dias mais amenos, opções para aproveitar bem o outono não vão faltar: ir ao cinema, ao teatro, ler um bom romance. Receber os amigos em casa, visitar exposições, fazer aquela viagem a dois, aproveitando a baixa temporada e a oportunidade de conhecer lugares românticos sem ter que aguentar a agitação do verão. Passear de mãos dadas com ele/ela é bom em qualquer estação, não acham? Então, aproveitem!

O OUTONO E NÓS, SERES OUTONAIS

Foi-se embora o espalhafatoso verão!
De dentro do eterno ciclo da natureza retornou o outono, sereno e calmo!
“La belle season”, como batizaram os franceses esta estação que nos descortina as renovadas-vestes-da-divindade presentes na natureza.
Outono é uma parábola de nós mesmos, seres outonais! Suas manhãs são mais poéticas e os seus crepúsculos são mais filosóficos. Aquelas são belas em sua melancolia. Estes são melancólicos em sua beleza. Assim, somos todos nós...
Creio que é no outono que entendemos melhor o ensinamento de Oscar Wilde: “ser como crianças, para não esquecermos o valor do vento no rosto e ser como velhos para que nunca tenhamos pressa".
Isso é sabedoria. E se nos tornarmos mais sábios, já não precisaremos mais ter medo de envelhecer. Afinal, a vida também é um eterno renascer. Coisa que só o outono ensina. O resto são folhas mortas...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário