sexta-feira, 15 de março de 2013

Educação integral - Cidadãos do futuro

Hoje se comemora o Dia do Consumidor, e também o Dia da Escola, e nada mais de acordo com a data do que o tema que irei abordar: a importância da qualidade de ensino para a formação integral dos futuros cidadãos.
 
A crescente demanda por uma educação de qualidade tem levado os pais as se questionarem quanto a formação que têm proporcionado aos filhos. Preocupados com o futuro deles, muitos pais têm percebido que os modelos antigos já não se aplicam mais às exigencias do mundo moderno. Mas como educá-los num mundo onde as mudanças acontecem de forma tão rápidas, onde existe tantas tecnologias  e alta competitividade?
Pensando na importância do tema, Andrea Ramal, mostra como a qualidade da educação recebida na infância é fundamental para o sucesso na vida adulta. Em seu livro lançado recentemente, com o subtítulo "Sete Maneiras de Ajudar Seu Filho a se Realizar na Escola e na Vida", "Filhos Bem-Sucedidos", Ramal explica como implementar sete fatores-chave podem garantir o melhor proveito da formação.
Para ir além dos conteúdos ensinados na vida escolar, e com o objetivo de formar um cidadão integral, a escritora e também doutora em educação pela PUC-Rio, explica aos pais como implementar no dia a dia os sete fatores-chave que irão garantir que os filhos tirem o melhor proveito da formação que receberem.
 
São eles:
 
• Estimular uma atitude empreendedora
- É preciso estimular as crianças a ter uma atitude empreendedora, que as leve a querer se desenvolver e construir o próprio caminho.
 
• Formar uma criança com valores essenciais para o futuro
- O segundo fator-chave trata das competências e dos valores que se fazem necessários na educação de hoje, num mundo permeado de discussões sobre sustentabilidade, igualdade entre os sexos, cooperação e respeito à diversidade.
 
• Acertar na hora de escolher uma escola
- Acertar ao escolher a escola do seu filho é o terceiro fator. A escola é sua parceira na educação, e você deve saber avaliar qual instituição pode atender melhor às necessidades do seu filho e qual tem mais afinidade com sua visão educacional.
 
• Ensinar a criança a estudar
- O quarto fator é bastante prático: você pode ajudar seu filho a estudar melhor, usando técnicas específicas. Com planejamento, organização, foco e recursos adequados, é possível fazer com que as horas dedicadas ao autodesenvolvimento rendam mais.
 
• Potencializar o trabalho da escola
- Pesquisas comprovam que, quanto mais os pais se envolvem no acompanhamento da vida escolar, melhor é o desempenho das crianças. Você pode, portanto, potencializar o trabalho da escola – e aprenderá a fazer isso quando chegar ao quinto fator-chave.
 
• Ajudar o filho a superar dificuldades escolares
- O sexto diz respeito a ajudar seu filho a superar problemas que às vezes surgem ao longo da vida escolar e que podem ser tanto acadêmicos quanto de comportamento ou relacionamento.
 
• Ir além do ensino escolar e formar um cidadão integral
- Por fim, o sétimo fator-chave trata do que pode fazer a diferença. Num mundo altamente competitivo, como seu filho vai se destacar? Se você lhe oferecer uma formação que vai além do que a escola proporciona, isso funcionará como acelerador da capacidade de aprender e será um diferencial na vida profissional.

Ensinando aos pais a incorporar cada um desses fatores na educação dos filhos e a usar as ferramentas incluídas ao final do livro, ela explica como os pais podem para ajudá-los a alcançar os melhores resultados.
A autora mostra também como lidar com os desafios de nossa realidade educacional e com o estilo de aprendizado das crianças e dos jovens da atual geração, oferecendo ferramentas úteis a esse processo, como uma tabela para organizar as tarefas semanais e guias para escolher a melhor escola ou a melhor creche.
Ramal  também deixa claro que sucesso não se refere necessariamente a dinheiro e fama, mas com a qualidade de vida. Para ela o conceito de sucesso tem mais a ver com felicidade e bem-estar. Uma pessoa bem-sucedida é aquela que vive com qualidade e equilíbrio, se sente realizada e está bem consigo e com os outros.
O livro é uma excelente ferramenta para os pais nos dias atuais, em decorrência das constantes transformações que ocorrem em nossa sociedade.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário