sexta-feira, 8 de março de 2013

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março, se comemora o Dia Internacional da Mulher, e é para todas as mulheres a homenagem de hoje. Àquelas mulheres que deveriam ser lembradas, amadas, admiradas todos os dias. À mulher mãe, esposa, filha, avó, dona-de-casa, ou profissional que luta para vencer as duras batalhas da vida, para conquistar o seu devido espaço, e ainda dar conta do lar e da família. Mulheres exemplo de coragem e determinação, que não fogem à luta, que quase beiram a perfeição, que criam hoje o futuro da nação. Seres delicados, emotivos por natureza, que levam na alma a nobreza de querer fazer do planeta um lugar melhor.
O Dia Internacional da Mulher é mais do que uma simples data, por tratar-se de um marco na história de uma jornada de lutas, e estar diretamente ligado à busca pela igualdade de direitos entre os sexos. A menos de um século, os direitos eram quase exclusivamente masculinos, as mulheres não tinham acesso nem aos estudos, afinal, o seu destino era ser mães e esposas, dedicadas e "submissas". E foi através de muita luta que elas acabaram conquistando o seu lugar na sociedade.
 
Faz apenas 79 anos que as mulheres tiveram direito ao voto, fato que só ocorreu em 1934, mas a luta pela igualdade de direitos é bem mais antiga, exigindo das mulheres muita coragem e determinação para alcançarem a posição de comando de suas próprias vidas. As conquistas foram alcançadas às custas de duras penas. As mulheres só passaram a ter direito de frequentar o ensino superior no Brasil a partir de 1879 e, mesmo assim, as primeiras que o fizeram foram bastante criticadas. Vencer os preconceitos também foi muito difícil, e ainda hoje sabemos de casos de desrespeito à mulher.

A comemoração do Dia Internacional da Mulher, teve início com um triste episódio ocorrido durante uma greve numa fábrica de tecidos no dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, conduzida por operárias. Suas principais reivindicações eram a redução da jornada de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para a execução de um mesmo serviço) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Nada mais justo, não acham? Mas o episódio terminou em morte para 129 mulheres que faziam parte dos protestos. A manifestação foi brutalmente reprimida pela polícia. As operárias tentaram se refugiar na fábrica. A polícia acabou por trancar as portas da fábrica, que foi incendiada. Um crime brutal.

Só em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado o Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. No entanto, somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ainda hoje as mulheres lutam por igualdade. Lutam para dar conta dos mil compromissos e afazeres exigidos pelas condições modernas. Algumas das conquistas alcançadas pelas mulheres ocorreram há pouco anos, e ainda hoje há muito a fazer para que elas sejam realmente respeitadas e valorizadas, mas aos poucos vamos observando uma mudança no comportamento da sociedade, que tem reconhecido o merecido valor da mulher. 
 
A busca pela igualdade não tem nada a ver com deixar de lado seus desejos mais íntimos de mulher. Todas querem ser reconhecidas pela sua capacidade intelectual, profissional, mas também não abrem mão de serem mães, esposas, e viverem felizes ao lado do homem que amam. Mesmo assim alguns homens ainda se sentem ameaçados pelas conquistas obtidas pelas mulheres. Porém, se estiverem dispostos a olharem para elas como companheiras na jornada da vida, poderão ver que também ganharam com isso. No fundo o que elas mais querem é ser gente. Ser  cidadã, com direitos e responsabilidades, como qualquer pessoa. E se por trás de todo grande homem existe uma mulher; por trás de uma grande mulher, existe um homem companheiro e solidário, que confia que juntos eles podem ser imbatíveis.

Além disso: 
Elas querem ser amadas, importantes e cortejadas do jeito que ela for...
Adoram ganhar rosas, ficar bonitas e cheirosas somente para o seu amor.
Sendo sempre graciosas, porém, mais do que rosas querem homens gentis.
Doces e femininas, escondem uma alma felina numa pose de menina, ou na pele de mulher.
Encantam pela beleza, e escondem um mundo bonito em seu interior.
Acreditam firmemente, mesmo que lhe digam o contrário, na grandeza do amor.
Ainda esperam pelo príncipe, que nem precisa ser bonito, mas sensível e carinhoso, inteligente e charmoso, para se entregar sem pudor.
Elas querem um compromisso, "enquanto dure", ou "para sempre"... para viver um "grande amor".
Porém, nunca se assuste, se um dia vier a ver esse "ser tão fascinante", transformar-se num "gigante", para defender sua cria, ou lutar por um amor. Ela saberá mostrar em todo o seu semblante, o que é ser simplesmente, apenas uma "mulher"...

Ser mulher é tudo isso... e muito mais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog. Tem um excelente nome; Minhas Escolhas. E PARABÉNS também pelo excelente artigo sobre a Mulher e o Dia Internacional da MULHER. É preciso não deixar cair no esquecimento o episódio dramático da fábrica de Nova Yorque, nem aquelas que morreram a lutar por uma causa grandiosa, a luta pela igualdade de direitos, pela igualdade de condições de trabalho no que respeita a cláusulas contratuais, remunerações salariais, regalias, horários, (há ainda hoje situações bastante aberrantes a este respeito), enfim...é preciso lembrar e ensinar às gerações mais jovens que 129 mulheres pereceram a lutar pela dignidade de todas nós.

    A mulher efetivamente têm feito grandes conquistas, nas últimas décadas, mas há ainda tanto caminho a percorrer...
    É preciso continuar, saber fazer as melhores escolhas e quando o desânimo ou a angústia sobre nós se abater... é preciso pensar que ..."Amanhã, vai ser outro dia.... Por isso, o melhor a fazer é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima", reunindo as forças e a chama interior que nos faz acreditar que ... é possível...

    E ser MULHER é isso tudo e é querer ser mãe, ser mulher, amar muito e ser muito amada também.

    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Clara! Concordo plenamente com os seus argumentos a favor dos direitos da mulher. Espero em muito contribuir para que possamos ter uma vida melhor. Um abraço!

      Excluir