terça-feira, 26 de março de 2013

Chocolate - um santo remédio!


Os amantes do chocolate, não precisam de uma ocasião especial para saboreá-lo, mas sentem-se no paraíso com a chegada da Páscoa, por terem à disposição uma grande variedade dessa delícia.

Repletas de opções, as lojas são uma grande tentação, e são poucos os que resistem ao pecado da gula, entregando-se ao mais doce dos vícios: o de comer chocolate. Há os que o comem com um sentimento de culpa, já outros defendem-se afirmando que "faz bem à saúde", e também aqueles que o comem sem culpa, e mesmo exagerando, depois correm atrás do prejuizo.

Embora seja difícil resistir à tentação, é bom saber escolher o chocolate que traz mais benefícios à saúde e não compromete a sua dieta. Mas, não vá pensando que o chocolate diet pode ser comido à vontade, embora o açúcar seja substituído por adoçante, ele é tão calórico quanto os tradicionais (ao leite, meio amargo). Ele é indicado para os diabéticos por não conter açúcar, mas em compensação contém muita gordura, e portanto, muuitas calorias. Nesse caso é melhor comer uma barrinha pequena, entre 20 e 100 gramas do chocolate comum, ao leite, ou meio amargo, sem privar-se do prazer.

Para alegria dos chocólatras, o chocolate perdeu o título de vilão da alimentação. Inúmeras pesquisas têm comprovado os benefícios do alimento, o que só faz aumentar a produção, e também o consumo. Mas, para se alcançar os resultados esperados, é necessário que a pessoa esteja atenta às quantidades diárias e também ao tipo consumido. Isso porque o chocolate faz bem graças à presença de sua principal matéria-prima: o cacau. Assim, quanto maior a concentração do ingrediente e menor a adição de açúcares e gordura, melhor será para a sua saúde. Não é à toa que as versões amargas do alimento são as preferidas dos especialistas: por ter uma concentração de pelo menos 50% de cacau, ele pode agregar muitos benefícios.

Se você não sabe qual tipo de chocolate traz mais benefícios, veja a relação abaixo e tire de vez as suas dúvidas. Isso também vale na hora de presentear os parentes e amigos na Páscoa, lembrando-se que é desde cedo que ensinamos às crianças hábitos da boa alimentação e os cuidados com a saúde.
 
Veja a seguir qual escolher:
 
Chocolate amargo – é o chocolate com maior concentração de cacau (geralmente acima de 70%) e com pouco açúcar. Uma barrinha de 20 gramas por dia traz resultados benéficos ao coração. Isso porque o chocolate amargo, além do alto teor de cacau e, consequentemente, vitaminas (A, E, B1, B2, B3, B6 e B12), ácido fólico e minerais essenciais, como magnésio, cobre, potássio, zinco, cálcio e manganês, conta também com a presença dos antioxidantes conhecidos como flavonoides. É o chocolate que mais oferece as propriedades benéficas do cacau.
 
Chocolate meio amargo - é um chocolate com uma menor concentração de cacau (geralmente por volta de 50%). Também tem pouco açúcar e seu sabor é um pouco menos acentuado. Esse tipo, junto com o chocolate amargo, são os mais indicados. Ressaltando que quanto mais cacau tiver no chocolate, maiores serão as concentrações de componentes benéficos à saúde. Portanto, a versão 70% representa uma escolha melhor para o organismo.
 
Chocolate ao leite – para fazer o chocolate ao leite, parte da massa de cacau é substituída por leite em pó (geralmente o chocolate ao leite tem um teor de cacau entre 30 e 40%). O resultado é um chocolate com textura mais cremosa e sabor mais adocicado. Geralmente é o preferido pela criançada, mas deve ser consumido com moderação, não só por conter muitas calorias que podem levar ao excesso de peso, como também põe em risco as artérias por causa das gorduras presentes nele.
 
Chocolate branco - esse tipo de chocolate não contém massa de cacau, ele é feito com manteiga de cacau, açúcar e leite. É o mais doce e de textura bem cremosa. Algumas pessoas nem chegam a considerá-lo como chocolate, por levar apenas a manteiga de cacau, fazendo com que ele seja altamente calórico. Além disso, ele tem grande concentração de açúcar, que junto com o alto teor de gordura, faz dele um risco não só à silhueta, mas também à sua saúde. É o que mais engorda.
 
Os amantes de chocolate devem sempre procurar pelo amargo, que contém menos derivados do leite (gorduras) e são menos ricos em açúcar. Como já mencionei em um post anterior, alguns estudos comprovam que o chocolate tem ação antioxidante retardando o envelhecimento, beneficiando as artérias, pois ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL) em até 10%; estimula a produção de endorfinas dando sensação de prazer; contém serotonina, que age como anti-depressivo, teobromina, cafeína e outras substâncias estimulantes, e feniletilamina, a mesma química que o cérebro cria quando se está apaixonado. Outra novidade: o chocolate também tem o poder até de manter a pessoa magra (ao contrário do que se imaginava), de acordo com o tipo consumido, e se for usado em quantidades adequadas. Assim, aposte na moderação para poder desfrutar dos benefícios sem se preocupar com prejuízos à saúde (e à balança).
 







 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário