segunda-feira, 4 de março de 2013

Energia, crenças e costumes

Na última postagem falei um pouco sobre energia, e de como ela funciona. Hoje quero falar dos diversos tipos de energia, e de como eles podem nos afetar. 
De todas as energias existentes, a do amor é a mais forte, capaz de transformar ambientes, e até de realizar curas. As energias boas, ou de alta frequência, são advindas de sentimentos bons e puros. Por outro lado, existem energias negativas como, o ódio, os desejos de vingança, a raiva, a cobiça, a maledicência, e entre outras, a inveja.

Se as energias boas constroem coisas boas, as de baixa frequência criam discórdia, perturbação e prejuizos tanto para os que as recebem, quanto para os que as emitem. Para que estejamos protegidos, devemos procurar manter sentimentos bons, como: o amor ao próximo, a gratidão, a generosidade, a esperança, e principalmente, o perdão.

Os sentimentos bons estão interligados, isto é, se alguém ama realmente ao próximo, não terá cobiça pelas coisas que o outro adquiriu, pelo contrário, irá se alegrar com as suas conquistas. O amor também não combina com o ódio, vingança, e muito menos com a maledicência.

Não importa se acreditamos ou não, todos nós somos um imã. Atraimos para as nossas vidas pessoas, e situações que estão em harmonia com os nossos pensamentos dominantes, e com as nossas crenças. Qualquer coisa em que acreditamos, e que se concentre em nível consciente se manifesta em nossa experiência. Na verdade, atraimos para nossas vidas qualquer coisa a que dedicamos atenção, energia e imaginação, seja ela positiva ou negativa.
Nem todos acreditam em energia, mas não há quem já não tenha ouvido falar em Olho Gordo, ou inveja. Mesmo que seja considerado pura superstição, ele consiste na canalização de sentimentos negativos gerados pela vontade de possuir o que é dos outros.

Embora as crenças e os costumes de alguns povos sejam bem diferentes, quanto às superstições quase todas são parecidas. Na novela "Salve Jorge" temos visto que os turcos levam muito a sério esse assunto, já que as famílias falam muito em sorte, inveja... e para se protegerem usam vários artifícios, e entre eles o uso do Olho Grego, que aparece bastante nas casas com a finalidade de espantar a inveja. É muito comum ver olhos gregos ou turcos pendurados em portas, carros ou na forma de pingentes, anéis e chaveiros.

O Olho Turco ou Olho Grego, como também é conhecido, é encontrado em todos os países árabes, Armênia, Grécia e Irã. Em turco, o olho é chamado de Nazar Bancugu. Bancugu quer dizer “conta”, de rosário. A palavra Nazar, da língua árabe e emprestada pela Turquia, significa olhar, visão.

O uso do olho turco contra o mau-olhado tem origem em uma antiga lenda. Segundo ela, um homem tinha tanta inveja que, com seu olhar, fez explodir uma pedra resistente, a qual até então não pudera ser rachada nem por mil homens juntos. Daí se originou o olho azul, que seria a cor ideal para rebater os maus sentimentos.

A forma mais comum do amuleto é o olho de vidro azul. Acredita-se que o mau olhado tem a cor azul, portanto o olho de vidro da mesma cor seria o mais eficaz em desviá-lo. Uma das teorias para a adoção do azul é o fato de se tratar de uma cor rara na população local, que tem, em sua maioria, olhos castanhos ou cor-de-mel. Acredita-se que quando existe algum mau olhado, o olho absorve a energia e se quebra, protegendo a pessoa da negatividade.

Os amuletos são usados em várias culturas desde os tempos mais remotos. Entre os mais conhecidos estão: A Estrela da Davi, que é o maior símbolo de Israel, cada ponta tem uma representação, como fé, esperança, paz, alegria, verdade, e justiça. O trevo de quatro folhas, que dizem atrair boa sorte ao seu dono, por ser raro encontrá-lo. Outro amuleto muito antigo usado contra o mau olhado, ou inveja, é a figa.

Dezenas de outros amuletos são usados com a intenção de afastar as energias negativas, embora muitos não acreditem em sua eficiência, na verdade esses objetos são receptores de energias desarmoniosas, abosorvendo-as e neutralizando-as. Mas são de pouca eficácia se a pessoa que os usa estiver vibrando no mal ou com baixa autoestima. Mas de nada adianta também a pessoa tentar se proteger, se ela mesma atrai coisas ruins para sua vida através de pensamentos negativos. O mais importante é estar sempre em sintonia com pensamentos bons, e sentimentos harmoniosos, que agirão como uma luz protetora sobre aqueles os emite. Nós temos o poder de escolher o que pensar e falar, por isso é bom que tenhamos o cuidado de pensar e falar apenas coisas boas, úteis e agradáveis. Devemos ter em mente que a energia do amor é a mais eficaz de todas as energias, por ter a capacidade de realizar coisas incríveis, e também de nos proteger de qualquer negatividade.

Lembram-se do que foi dito sobre a capacidade da energia atrair pessoas semelhantes? Isso mesmo, atraímos para a nossa vida pessoas com energias compatíveis com a nossa. Aliás, isso acontece com tudo na vida. Funcionamos como um rádio que, ao sintonizar determinada frequência, toca certa música. E não só as pessoas são atraidas pela energia, todas as coisas que nos cercam também são atraidas por ela. Isso quer dizer que criamos a nossa realidade, atraindo tudo aquilo em que acreditamos, ou as coisas com as quais estamos "sintonizados".
Se prestássemos mais atenção ao que estamos emitindo, talvez pudéssemos mudar os rumos de nossas vidas. Nós temos o poder de escolher o que pensar e falar, por isso é bom que tenhamos o cuidado de pensar e falar apenas coisas boas, úteis e agradáveis. As energias, sejam elas positivas ou negativas, atraem o seu equivalente. Ou seja, semelhante atrai semelhante...



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário