domingo, 17 de março de 2013

Paixão - Chocolate todo dia

Tenho verdadeira paixão por chocolate, mas como em toda paixão, é preciso ter bom senso para não ultrapassar os limites do que é saudável, e cair no exagero. O chocolate que há algum tempo era tido como um vilão, atualmente é considerado um ótimo antioxidante, o que o torna um aliado à sáude, assim como a paixão... rs,rs...
A cultura cacaueira foi introduzida no Brasil no século XVII pelos portugueses, e desde então, o cultivo do cacau tem rendido muito lucro para algumas regiões do país, graças ao nosso clima tropical. Porém, sabe-se que atualmente os maiores produtores estão na África ocidental, e isso também se deve ao clima propício ao seu cultivo.

O chocolate tal como é consumido hoje é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América. Séculos se passaram e o seu consumo tem crescido no mundo inteiro, e não há quem resista ao seu doce sabor. Talvez por isso, o chocolate passou a ser associado a determinadas festividades, como por exemplo a Páscoa. Além disso, com as descobertas científicas, foram conhecidas algumas propriedades que o relaciona, especialmente na versão amarga, à saúde humana.

A Páscoa se aproxima, e com sua chegada, é quase impossível resistir à tentação de entregar-se ao mais doce dos pecados: o de se lambuzar com todos os tipos de chocolate, e sem culpa! O cheiro, a textura, os formatos e os tipos de chocolate são um convite à degustação. Para os que estão de dieta, existe a preocupação com as calorias, já que o chocolate comum é bastante doce, e por isso mesmo, muito calórico. Os ingredientes básicos do chocolate são o cacau, o leite e o açúcar. Mas não há motivos para se privar dessa delícia, pois existem versões light /diet do produto, atendendo a todos os gostos.

Pesquisas tem apontado que o consumo do chocolate é altamente benéfico ao coração, pois ele contém polifenóis, que ajudam a desobstruir a gordura que fica acumulada nas veias, protegendo o organismo contra doenças cardiovasculares e reduzindo o mau colesterol (LDL). Os flavonóides, categoria de compostos que também estão presentes no vinho, e no chá verde, nas frutas e nos vegetais. As propriedades do cacau também o torna um excelente antioxidante. Deve-se dar preferência ao chocolate meio amargo, com 70/% de cacau, tanto por conter menos açúcar, quanto por conter mais cacau em sua composição. O aconselhável é consumir quantidades pequenas, em média 30g por dia, para se obter o benefício.

O chocolate traz também o benefício de amenizar momentos de ansiedade e de estresse, principalmente na TPM, é que ele contém triptofano, substância que ajuda o corpo a produzir mais serotonina, que é o que dá a sensação de prazer para o organismo.

Consumido geralmente em forma de tabletes e bombons, ele é o campeão entre as guloseimas preferidas não só pelas mulheres, mas pelas crianças e até por algunas marmanjos. No dia-a-dia ele pode ser consumido em forma de chocolate em pó para uso culinário, ou de achocolatado que pode ser bebido com leite. As receitas que utilisam o chocolate como ingrediente são inúmeras, vão desde o simples bolo de chocolate, que todos adoram, ao famoso brigadeiro, alegria da garotada, além de estar presente em uma infinidade de receitas, desde as mais simples, às mais sofisticadas.
Para os amantes dessa maravilha surgiu mais uma novidade, o chocolate que emagrece. O chocolate terapêutico é feito em farmácias de manipulação. A novidade tem 70% de cacau, é adoçado com sucralose, um adoçante saudável, e tem apenas 12 calorias. Mas para o tratamento funcionar, seu consumo deve ser diário. Como se isso fosse um sacrifício, né?

O chocolate, além de gostoso e saudável, tem sido o tema principal de diversos livros, que tem sido a origem de alguns filmes conhecidos. Entre os mais conhecidos se destaca "A fantástica fábrica de chocolate", enredo adaptado para o cinema, e publicado em um livro infantil em 1964, por Roald Dahl.

Outro filme bastante conhecido também têm o doce como tema central ou como auxiliar da trama. Chocolate um filme norte-americano de 2000, dirigido por Lasse Hallström tendo como protagonistas Juliete binoche, Judi Dench e Alfred Molina. O filme é uma adaptação de Chocolat um livro de 1999 escrito por Joanne Harris. Um outro romance com entitulado Como Água para Chocolate, deu origem ao filme do mesmo nome em 1992, dirigido pelo mexicano Alfonso Arau. O título é uma expressão típica do México que é mencionada no livro. Lá se prepara o chocolate quente dissolvendo-se a barra caseira de chocolate em água, em vez de leite. Para que o chocolate derreta é preciso que a água esteja fervendo; então, se a pessoa está "como água para [fazer] chocolate" significa que está fervendo, de raiva ou de outra emoção.
 
Muitos outros livros e filmes usaram o chocolate como tema e ingrediente de sucesso, sem contar com uma telenovela brasileira escrita por Walcyr Carrasco, com o nome de Chocolate com Pimenta, que deu origem também a uma receita exótica usando o chocolate e a pimenta.
Se você é chocólatra, ou deseja saber mais sobre a história do chocolate, sua origem, além de aprender diversas receitas com ele, aqui vai a sugestão de um livro contendo tudo sobre essa maravilha: "Chocolate Todo Dia- 119 Receitas para Todo Mundo Se Derreter". Heloisa Bacellar
 
 
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário