sexta-feira, 1 de março de 2013

MAR - Presente para os cariocas

Hoje, dia 1º de março, o Rio de Janeiro está em festa. No dia em que comemoramos o aniversário da Cidade Maravilhosa, os cariocas e a aniversariante do dia ganham um presentão. É que em homenagem à sua fundação, será inaugurado hoje o mais novo museu da cidade, o Museu de Arte do Rio (MAR), que fica na Praça Mauá.

O MAR foi instalado em dois prédios de perfis diferentes e interligados: o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho, de estilo modernista - onde antes havia um terminal rodoviário. Os dois prédios serão unidos por meio de uma praça, uma passarela envidraçada e cobertura fluida, em forma de onda. O museu é a primeira obra a ser entregue como parte do projeto de revitalização da área portuária, denominado Porto Maravilha. A obra teve a duração de dois anos, e é uma parceria entre a Prefeitura do Rio e a Fundação Roberto Marinho.

O Palacete vai abrigar as salas de exposição do museu. O complexo do museu conta ao todo com 15 mil metros quadrados e inclui oito salas de exposições e cerca de quatro mil metros quadrados, divididos em quatro andares. As exposições, vão unir dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional. Estarão sendo exibidas quatro exposições. Um dos andares será reservado para uma exposição que mostra a cidade do Rio, desde os tempos do Império, assim como a sua construção, além de retratar o estilo de vida do carioca, desde o século passado até os dias atuais. Uma forma de entender melhor a alma carioca.
O prédio vizinho vai abrigar a Escola do Olhar, que será um ambiente para produção e provocação de experiências, coletivas e pessoais, com foco principal na formação de educadores da rede pública de ensino.
O museu só será aberto ao público na próxima terça-feira, dia em que a entrada será franca. Nos demais dias da semana o ingresso custará R$ 8,00. Vale a pena conferir!
A poucos metros do local, está sendo construido outro prédio, o Museu do Amanhã, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2014, sendo uma das âncoras do projeto de revitalização da zona portuária no Rio ...
A minha cidade além de bonita, vai ficar mais culta. Abaixo, o projeto em andamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário