sábado, 9 de junho de 2012

Sakura, a flor símbolo do país do sol nascente

Eu adoro tudo o que se relaciona ao Japão, um país tão sofrido que tem superado suas dores através da sabedoria do seu povo. Fico encantada com a relação que eles têm com a natureza, assim como pelas tradições passadas de gerações em gerações.
Os japoneses tem profundo respeito por tudo o que vive; seja pelos humanos, os animais ou plantas. A começar pela bandeira, na qual o círculo vermelho representa o sol nascente, tudo em sua cultura lembra a interação do homem com o meio ambiente e tudo que o cerca. Em suas casas eles usam os quatro elementos, harmonizando o ambiente para sentirem-se integrados com ela a "mãe natureza". E como não podia deixar de ser, os jardins japones são locais de extrema beleza, nos quais sempre se vê um lago com peixinhos, caminhos de pedras e árvores de tamanhos diversos, que expressam a diversidade e a paz que a natureza tem. Até o nome dos filhos que sempre estão relacionados à ela. Fico fascinada com o respeito que eles têm pelas árvores, a ponto de protegê-las contra o frio do inverno amarrando ao seu tronco uma espécie de manta.
A paixão desse povo pela natureza é tão intensa que eles cultuam e respeitam a flor da cerejeira, Sakura em japonês, como a própria bandeira japonesa ou o hino nacional. A flor, sendo o símbolo do país, relembra o renascimento e a floração das cerejeiras só acontece no início da primavera, que por lá começa em abril, dura pouco mais de uma semana e é um acontecimento nacional. Mais de cem milhões de japoneses aguardam o desabrochar da SAKURA com muita ansiedade. Diariamente os meios de comunicação emitem juntamente com o serviço de meteorologia as localidades de floradas. Nesta época o Japão inteiro entra em festividades para apreciar esta flor tão bela e tão fugaz que dura apenas alguns dias. É uma espécie de ritual que eles chamam de hanami que quer dizer, ao pé da letra, apreciar as flores (hana= flor e mi, do verbo miru = ver, olhar). É um evento que atrai milhares de pessoas para os parques onde há essas árvores e se transforma em um momento de contemplação e confraternização, onde as pessoas estendem suas toalhas e fazem piquenique enquanto apreciam o cair das flores. O povo festeja a chegada da primavera com muito entusiasmo e aproveita as flores de Sakura para fazer doces, pães e até sorvetes, que são vendidos em confeitarias e muito apreciados por eles. As lojas são enfeitadas com flores, como se fosse um convite à alegria, inspirada pela chegada da nova estação.
A lenda - Reza a lenda que uma bela divindade desceu dos céus e aterrissou suavemente em uma cerejeira. Chamada de Konohana Sakuya Hime (Princesa da Floração das Árvores), ela é representada na mitologia japonesa pela flor de sakura (cerejeira), que simboliza a fragilidade da vida mundana. Cultuando o mito ou não, nenhum país do mundo celebra o início da primavera como o Japão. É na chegada dessa estação que a paisagem branca e fria do inverno cede espaço para a beleza das cerejeiras que irrompem no extremo sul do arquipélago, em Okinawa, e sobem progressivamente todo o território, até alcançar o norte, em Hokkaido.
Hoje existe catalogado mais de 300 variedades de cerejeiras no Japão. A cerejeira, da família das rosáceas, gênero prunus tem origem na China e Índia e os cruzamentos, melhorias e mutações durante séculos teriam criados estas centenas de variedades. A chegada no Japão consta que é de vários séculos atrás. Consta que já no século VII o imperador SAGA em Kiyoto teria promovido nos jardins do Palácio Imperial o HANAMI (APRECIAÇÃO DAS FLORES).
  
 A floração das cerejeiras inicia a temporada de piqueniques nos parques do Japão


Nenhum comentário:

Postar um comentário