quinta-feira, 14 de junho de 2012

Geleia caseira de tangerina

Às vezes dá aquela vontade de comer uma coisinha leve antes de dormir, não é? Eu pelo menos, adoro um cházinho com torradas. E para acompanhá-las nada melhor do que uma geleia caseira que aprendí a fazer com uma francêsa, dona de uma pousada em Arraial do Cabo (RJ).
A receita é facílima de fazer, com certeza todos irão gostar. Mas antes quero lembrar que alguns cuidados com a higiene de frutas e legumes são importantes antes do seu consumo, e para isso, deve-se lavá-las e deixá-las de molho em uma vasilha com 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio (água sanitária), para cada litro de água. Depois é só lavá-las em água corrente e consumí-las.

                  Geleia de Cascas de Tangerina ou (Mexerica)
Ingredientes
cascas da tangerina de 4 tangerinas
água para cobrí-las
açúcar ou adoçante que possa ir ao fogo, eu uso o açúcar light da União

Preparo
As cascas de 4 tangerinas já dão uma boa quantidade de geleia. Mas você pode aumentar depois de fazer a receita e gostar. Juntar na geladeira as cascas da tangerina em um pote com água.  Trocar a água 3 vezes ao dia, desta forma, tira-se o amargo da casca. Faça isso durante uns 3 dias, é o suficiente. Pode-se ir juntando aos poucos, e quando já tiver a quantidade de cascas de tangerina, jogar aquela água fora. Colocar as cascas em uma panela com um pouco de água nova, para cozinhar até as cascas ficarem bem macias. Quando as cascas estiverem macias, desligar o fogo, jogar a água fora e esperar esfriar um pouco. Em seguida batê-las no liquidificador. Dependendo da consistência que se quer dar à sua geleia, pode-se também cortá-las em tirinhas. A seguir em uma panela, colocar 3 colheres de açúcar ou do adoçante que possa ir ao fogo, meio copo de água e as cascas de tangerina (as medidas vão depender da quantidade de cascas que tiver juntado). Deixar em fogo baixo,  e ir mexendo para não queimar e ganhar consistência de geleia. Guarde em vidros de geleias limpos e esterelizados.
Observação: por não ter conservantes, a geleia caseira deve ser guardada na geladeira. Dura uma semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário