terça-feira, 5 de junho de 2012

Humanidade 2012 à beira mar

Se você não conhece o Forte de Copacabana, terá mais um motivo para visitá-lo. Além de ser um dos mais bonitos cartões portais do Rio de Janeiro, o forte será sede de um evento que ocorrerá entre os dias 11 e 22/06, paralelamente a Rio+20. Construído em cima do Forte de Copacabana, o Humanidade 2012 oferecerá ao público uma exposição interativa, que pretende mostrar de forma lúdica como a promoção do desenvolvimento sustentável vem acontecendo em diversos cantos do Brasil, contribuindo para que o país se torne uma referência no tema. O Humanidade 2012 traz à sociedade uma exposição especialmente desenvolvida pela diretora e cenógrafa Bia Lessa, e contará com a tecnologia, aliada à educação e cultura, que em conjunto com os temas da Rio+20, mostram o poder de transformação do ser humano. Acontecerão seminários e oficinas –, tornando-se um dos pontos de encontro daqueles que não farão parte da programação oficial da ONU. A intenção da exposição é proporcionar ao visitante uma experiência única. “Diante do momento histórico que estamos vivendo, é necessário que a palavra Humanidade se fortaleça e possamos, juntos, dar um passo adiante”, afirma Bia Lessa. O evento pretende mostrar o Brasil como um país que tem em sua cultura e sua formação a possibilidade de abrigar diferenças, além de suas riquezas naturais e culturais que precisam ser assumidas cada vez mais como um espaço de soberania e de contribuição para um mundo melhor.
O projeto conta com diversas salas e espaços: dez salas de exposição; Capela – Espaço das Humanidades; Terraço do Olhar; Jardim dos Encontros; Café Cultural, espaço de contemplação do mar, reflexão e de shows abertos ao público, valorizando a cultura alternativa, além do Auditório das Humanidades, que é um espaço de conferências fechadas e de shows abertos ao público. 
O Humanidade 2012 é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Sistema Firjan, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)e Fundação Roberto Marinho, com cenografia de Bia Lessa. Inspirada no conceito do desenvolvimento sustentável, a artista projetou o espaço de forma que todos os materiais utilizados em sua construção – dos andaimes aos tapumes, levando isso em conta até nos móveis.

Local: Forte de Copacabana (Posto 6)Data: de 11 a 22 de junho
Área expositiva aberta ao público gratuita
Horário da exposição: entre 10 e 18h


Mais informações:  www.humanidade2012.net



Nenhum comentário:

Postar um comentário