terça-feira, 26 de junho de 2012

Bebidas típicas para as festas juninas

Em postagem anterior eu dei algumas dicas de como organizar uma festa junina em casa, além de um cardápio com pratos tradicionais das festas caipiras. Portanto, aproveite o próximo final de semana, no qual se comemora o dia de São Pedro (29/06), para fazer o seu arraiá e se fartar com os comes e bebes, além de se divertir pra valer. Mas você pode também organizar a festa em julho aproveitando as férias da garotada, que com toda certeza irão adorar convidar os amigos para a brincadeira.
Como eu já havia publicado algumas receitas de comidas, agora vou dar duas receitinhas de bebidas típicas para a sua festa. E festa junina sem quentão não é festa junina!  Pois ele é a típica bebida das festas juninas.
A origem do quentão pode ter sido no interior de Minas Gerais ou de São Paulo, onde a população rural passou a misturar pinga com gengibre e especiarias e ferver tudo criando uma bebida não apenas ótima para agüentar o inverno, mas também para aguçar o paladar e esquentar. Ideal para combater as baixas temperaturas nas áreas rurais mais frias, logo ficou conhecido como “bebida de caipira” e virou combustível de arraiáis e quermesses dedicadas a São João, São Pedro e Santo Antônio.
O quentão mais tradicional é feito com cachaça e adicionado de um pouco de água, açúcar, lascas de gengibre descascado, cravo-da-índia e canela em pau. A bebida, depois de fervida, espalha pelo ar o cheiro doce e ao mesmo tempo picante. A qualidade da pinga influencia diretamente no resultado e escolher uma cachaça de boa origem, mais envelhecida, de alambique, pode fazer a diferença entre um quentão sem graça e um drinque memorável da festa junina.

Quentão tradicional
Ingredientes:
600ml de cachaça de boa qualidade
600ml de água
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de gengibre picadinho
5 cravos-da-índia
3 pedaços de canela em pau
1 maçã cortada em cubinhos
Raspas de 2 limões
Raspas de 2 laranjas
Modo de preparo:
Prepare um caramelo com o açúcar e a água, junte as raspas de laranja e limão, os cubinhos de maçã e o gengibre picadinho. Adicione a cachaça, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 20 a 25 minutos. Coe imediatamente para retirar os temperos sólidos; reserve esses temperos. na hora de servir, devolva os cubinhos de maçã ao quentão.
Dica para variar a receita: troque os cravos por sementes de cardamomo ou noz-moscada, o açúcar refinado por mascavo, mel ou melado de cana; acrescente capim santo, menta ou outras ervas frescas ao preparo. É importante seguir uma ordem na hora de preparar o quentão. Primeiro, coloca-se o açúcar na panela. Depois é hora de adicionar o gengibre picado, o cravo-da-índia e a canela em pau. Quando o açúcar estiver quase todo derretido (mas ainda claro, sem caramelizar ou queimar), é hora de adicionar a água e só no final a cachaça. É bom, também, usar um filtro de café ou funil com peneira, para separar os pedaços depois de pronto e servir apenas o líquido. A proporção entre água e cachaça deve ser igualada: para cada 600ml de pinga, por exemplo, coloque 600ml de água. Senão o quentão fica tão forte que ninguém passa do primeiro gole. Exagerar no quentão não é boa ideia, pois o álcool que pode causar embriaguez rapidamente. O ideal e servir em canequinhas de ágata, copinhos de cerâmica ou de barro.

Vinho quente tradicional - O vinho quente é uma espécie de sangria aquecida e turbinada por especiarias, principalmente cravo e canela.
Ingredientes:
1 1/2 xicara (chá) de açúcar
4 pedaços de canela em pau
10 cravos
Raspas de 2 laranjas
Raspas de 2 limões
1 litro de vinho tinto seco
1 xicara (chá) de água
1 maçã cortada em cubinhos
Modo de preparo:
Ferva todos os ingredientes por 15 a 20 minutos até que os sabores sejam incorporados ao vinho.
Dica para variar a receita: troque o vinho tinto por branco, cravo por sementes de cardamomo ou noz-moscada, a maçã por pêssegos frescos cortados em cubos, açúcar por por mel ou Maple Syrup.
Dica: as receitas acima podem ser usadas em festas temáticas, acompanhando um cardápio brasileiro, e não só em festas juninas.

Mas lembre-se de que essas bebidas são só para aquecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário