Em postagem anterior eu dei algumas dicas de como organizar uma festa junina em casa, além de um cardápio com pratos tradicionais das festas caipiras. Portanto, aproveite o próximo final de semana, no qual se comemora o dia de São Pedro (29/06), para fazer o seu arraiá e se fartar com os comes e bebes, além de se divertir pra valer. Mas você pode também organizar a festa em julho aproveitando as férias da garotada, que com toda certeza irão adorar convidar os amigos para a brincadeira.
Como eu já havia publicado algumas receitas de comidas, agora vou dar duas receitinhas de bebidas típicas para a sua festa. E festa junina sem quentão não é festa junina! Pois ele é a típica bebida das festas juninas.
A origem do quentão pode ter sido no interior de Minas Gerais ou de São Paulo, onde a população rural passou a misturar pinga com gengibre e especiarias e ferver tudo criando uma bebida não apenas ótima para agüentar o inverno, mas também para aguçar o paladar e esquentar. Ideal para combater as baixas temperaturas nas áreas rurais mais frias, logo ficou conhecido como “bebida de caipira” e virou combustível de arraiáis e quermesses dedicadas a São João, São Pedro e Santo Antônio.

Quentão tradicional
Ingredientes:
600ml de cachaça de boa qualidade
600ml de água
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de gengibre picadinho
5 cravos-da-índia
3 pedaços de canela em pau
1 maçã cortada em cubinhos
Raspas de 2 limões
Raspas de 2 laranjas
Modo de preparo:
Prepare um caramelo com o açúcar e a água, junte as raspas de laranja e limão, os cubinhos de maçã e o gengibre picadinho. Adicione a cachaça, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 20 a 25 minutos. Coe imediatamente para retirar os temperos sólidos; reserve esses temperos. na hora de servir, devolva os cubinhos de maçã ao quentão.
Dica para variar a receita: troque os cravos por sementes de cardamomo ou noz-moscada, o açúcar refinado por mascavo, mel ou melado de cana; acrescente capim santo, menta ou outras ervas frescas ao preparo. É importante seguir uma ordem na hora de preparar o quentão. Primeiro, coloca-se o açúcar na panela. Depois é hora de adicionar o gengibre picado, o cravo-da-índia e a canela em pau. Quando o açúcar estiver quase todo derretido (mas ainda claro, sem caramelizar ou queimar), é hora de adicionar a água e só no final a cachaça. É bom, também, usar um filtro de café ou funil com peneira, para separar os pedaços depois de pronto e servir apenas o líquido. A proporção entre água e cachaça deve ser igualada: para cada 600ml de pinga, por exemplo, coloque 600ml de água. Senão o quentão fica tão forte que ninguém passa do primeiro gole. Exagerar no quentão não é boa ideia, pois o álcool que pode causar embriaguez rapidamente. O ideal e servir em canequinhas de ágata, copinhos de cerâmica ou de barro.
Vinho quente tradicional - O vinho quente é uma espécie de sangria aquecida e turbinada por especiarias, principalmente cravo e canela.
Ingredientes:
1 1/2 xicara (chá) de açúcar
4 pedaços de canela em pau
10 cravos
Raspas de 2 laranjas
Raspas de 2 limões
1 litro de vinho tinto seco
1 xicara (chá) de água
1 maçã cortada em cubinhos
Modo de preparo:
Ferva todos os ingredientes por 15 a 20 minutos até que os sabores sejam incorporados ao vinho.
Dica para variar a receita: troque o vinho tinto por branco, cravo por sementes de cardamomo ou noz-moscada, a maçã por pêssegos frescos cortados em cubos, açúcar por por mel ou Maple Syrup.
Dica: as receitas acima podem ser usadas em festas temáticas, acompanhando um cardápio brasileiro, e não só em festas juninas.
Mas lembre-se de que essas bebidas são só para aquecer...
Mas lembre-se de que essas bebidas são só para aquecer...
Nenhum comentário:
Postar um comentário