sexta-feira, 22 de junho de 2012

Animação sem sair de casa

O mês de junho é marcado por várias festas juninas, em homenagem aos santos do mês em todo o Brasil. A festa caipira chegando à cidade grande incorporou algumas mudanças no vestuário dos casais de dançarinos da típica quadrilha, mas manteve o que tem de melhor: as comidas típicas, que em sua maioria são feitas com milho, além da descontração e da alegria. Neste final de semana se comemora o dia de São João (24 de junho), e no próximo se comemora o dia de São Pedro (29 de junho). Tradicionalmente acontecem festas por toda a cidade, que se estendem até o mês de julho. Você também pode reunir a família e os amigos e providenciar a "sua festa" junina, ou julina se preferir fazê-la na época das férias da garotada, em julho. Para isso, peça aos convidados para virem vestidos à moda caipira, providencie os enfeites para o local da festa e prepare as guloseimas. Mas você também pode sugerir que os convidados tragam um prato típico, muito usado atualmente.
As bandeirinhas de papel podem ser feitas com papel listrado, cortados em triângulos ou no modelo tradicional, mais conhecido. Se quiser compre tecido xadrez e faça as bandeirinhas com ele, ficará original, principalmente se forem iguais as toalhas das mesas mas, para isso, escolha um tecido leve. Peça ajuda à garotada que irão adorar participar da arrumação da festa. Escolha toalhas xadrez de cores alegres e aposte na decoração com objetos reciclados como latas vazias que podem se tornar porta-talheres, para isso basta que elas sejam pintadas (primeiro com uma demão de primer e depois com a tinta) ou usadas ao natural, se você tiver algumas lisas, prateadas. Para manter o clima rústico, fôrmas de alumínio podem fazer as vezes de travessas para servir as guloseimas e garrafas vazias viram ótimos vasos para flores. As latas também fazem um belo arranjo para a mesa, junto com flores do campo, ou se transformarem, depois de pintadas e furadas, em lanternas exclusivas, perfeitas para enfeitar o jardim ou o terraço, se você mora em casa. Se preferir, compre lampiões de metal, comuns em lojas de material para camping. Tem em diversas cores, para você escolher o que mais combina com a sua festa junina.
Faça ou compre pé-de-moleque e embrulhe-os com papel de seda bege e uma cordinha bem rústica, você também pode fazer isso com pedaços de bolo de fubá. Compre canela em pau, junte 3 ou 4 pedaços e amarre-os com pedaços de barbante ou com fita bege, formando enfeites originais para a mesa. Espalhe sobre a mesa palhas de milho e deixe que as guloseimas brilhem por si. Um prato de vidro transparente, folhas de papel de seda colorido e mais nada garantem um visual simples e bonito. Se quiser, compre cestas ou peneiras de palha, forre-as com papel de seda e ponha as guloseimas. As comidas tradicionais das festas juninas são: a canjica de milho branco, o bolo de milho ou fubá, o pé-de-moleque, o milho cozido, o curau de milho verde, a paçoca de amendoim, a maçã do amor e as bebidas quentes como o quentão e vinho quente. Mas você pode acrescentar o que quiser, se achar que as pessoas irão gostar. Por exemplo, os cupcakes que estão na moda e as crianças adoram. 

Receitinhas básicas de comidas para festas Juninas:

Bolo de Fubá
Ingredientes:
4 ovos, 1 xícara de chá de óleo, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 copo de leite fervente, 1 xícara de chá de fubá ,1 colher de sopa de fermento em pó, Canela em pó para decorar.
Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno. Quebre os ovos na tigela da batedeira e adicione o óleo e o açúcar. Bata até misturar tudo muito bem. Junte o leite fervente e torne a bater. Adicione a farinha, o fubá e o fermento aos poucos batendo sempre. Despeje numa assadeira untada com óleo e leve ao forno quente para assar até que ao enfiar um palito na massa este saia seco. Tire do forno e polvilhe com uma mistura de açúcar e canela em partes iguais.
Dica:
Após a adição do leite fervente, o bolo deve ser batido rapidamente e levado ao forno já quente em seguida. Assim ficará macio e levemente úmido.

Canjica
Ingredientes
2 xícaras de chá de milho p/ canjica, 1 litro e meio de leite, 1 pacote de coco ralado hidratado, 2 xícaras de chá de açúcar, canela em pedaços, cravos-da-Índia, canela em pó para polvilhar na hora de servir.
Modo de fazer
Na véspera, coloque o milho de molho numa tigela com água. No dia seguinte, escorra o milho, passe-o para uma panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo. Deixe esfriar até poder abrir a panela, verifique se o milho já está macio. Se não estiver, cozinhe mais um pouco. Depois, junte leite suficiente para cobrir todo o milho. Coloque o açúcar, pedaços de canela e cravos-da-índia a gosto e cozinhe em fogo mínimo, mexendo de vez em quando com a colher de pau até obter um caldo grosso e saboroso. Deixe esfriar e passe para uma compoteira. Na hora de servir, polvilhe a canela em pó.
Obs: para hidratar o coco ralado, comprado seco, é só colocá-lo em um pouco de água quente, escorrer e acrescentá-lo à canjica. 

Pé-de-Moleque
Ingredientes:
1 xícara de chá de glicose de milho, 2 xícaras de chá de açúcar, 300 g de amendoim cru, Sem casca 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para untar.
Modo de Fazer:
Misture a glicose de milho, o açúcar, o amendoim 4 colheres de água e leve ao fogo para cozinhar. Deixe ferver, mexendo com uma colher de pau por uns 25 minutos ou até que o amendoim comece a estalar. Mantenha no fogo por mais 3 minutos. Adicione o bicarbonato sem parar de mexer. Tire do fogo e continue batendo mais um pouco com a colher. Despeje numa, superfície de mármore untada e deixe esfriar. Corte os pés-de-moleque em quadradinhos ou losangos e arrume-os numa travessa.
Dica:
Para cortar pés-de-moleque mais uniformes, risque o doce com a ponta da faca enquanto ele ainda está mole. Depois é só cortar nas linhas.
Agora é só convidar os amigos, improvisar a caipira e aproveitar para se divertir. Não se esqueça da música para animar a festa. Aproveite que a música sertaneja está em alta e providencie alguns Cds, o resto é só alegria.

Em outra postagem, darei mais algumas receitinhas típicas para sua festa junina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário