sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Quiche Lorraine

O quiche lorraine é uma delícia da cozinha francesa que caiu no gosto dos brasileiros. Isso é fácil de entender, já que se trata de uma receita fácil de fazer, pode ser servida nas refeições, mas  nada impede que também sirva de lanche. A receita a seguir não apresenta ficuldades, mesmo para as principiantes na arte de cozinhar. Experimente!
   
Ingredientes
Para a massa
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
100 g de manteiga em cubinhos gelada
1 ovo


Para o recheio

250 g de bacon em fatias
3 ovos
500 ml de creme de leite fresco
Sal, pimenta-do-reino, noz-moscada ralada a gosto
100 g de queijo tipo parmesão ralado
2 xícaras (chá) de queijo prato ralado (200g)

Modo de preparo

Misture 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo com 1 pitada de sal e 1 pitada de açúcar. Junte 100 g de manteiga em cubinhos gelada até formar uma farofa grossa. Acrescente 1 ovo, sove a massa até que forme uma bola e não grude nas mãos.
Embrulhe em papel filme e coloque na geladeira por 15 min.
Retire a massa da geladeira. Coloque a massa dentro de um saco plástico e abra com um rolo. Forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível de 22 cm de diâmetro, com papel-manteiga, e cubra com feijões.
Leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por cerca de 25 min.
Retire os feijões e deixe esfriar.

Modo de fazer o recheio

Doure 250 g de bacon em fatias no microondas ou numa frigideira.
Seque em papel absorvente e pique grosseiramente. Reserve.
Bata 3 ovos e adicione 500 ml de creme de leite fresco, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto. Acrescente 100 g de queijo parmesão ralado, 2 xícaras (chá) de queijo prato ralado e as fatias de bacon. Misture bem.

Para a montagem
Cubra a massa com o recheio e asse em forno médio pré-aquecido (180ºC) por 40 min. Sirva com salada verde.

Curiosidades:
O quiche lorraine é uma torta clássica da cozinha francesa inspirada no bolo alemão denominado "kuchen". A influência alemã nesta torta é devida à proximidade da região da alsácia-lorena e na massa, que era feita pelos alemães e que eles denominavam de "chen".
A origem da quiche lorraine data do século XVI, na cidade de Lorraine, na França.
O nome "quiche" ficou para todas as tortas doces e salgadas feitas no formato da quiche lorraine e com a massa "podre" ou esfarelada que, na gastronomia francesa, recebe o nome de "pâte brisée" quando salgada e "patê sucrée" quando doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário