sexta-feira, 17 de agosto de 2012

17 de Agosto Dia do Patrimônio Histórico

Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural. A preservação destes patrimônios é de grande importância para a humanidade, pois eles contam a história de uma época. Além de constituir a memória viva de um povo.
Há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade, através de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais. No Brasil, existe o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Este órgão atua, no Brasil, na gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil.
Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido, nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído.
Mundialmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade.
Mesmo aqueles que nunca viajaram conhecem através de relatos, fotos, já viram na Tv ou no cinema alguns dos mais importantes patrimônios históricos da humanidade, espalhados pelo mundo, como: as Pirâmides de Gizé (Egito), Machu Picchu (Peru), Estátua da Liberdade (Estados Unidos), Muralha da China (China), Torre de Piza (Itália), Coliseu de Roma (Itália), Palácio de Versalhes (França), Torre Eiffel (França) e Acrópole de Atenas (Grécia).
Aquí no Brasil, também temos muitos patrimônios históricos, entre eles temos: a Cidade Histórica de Ouro Preto (Minas Gerais), o Centro Histórico de Olinda (Pernambuco), o Pelourinho, a Estação da Luz (São Paulo), as Ruínas de São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul), o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), o Conjunto Urbanístico de Brasília, o Palácio do Catetinho (Brasília). Recentemente a cidade do Rio de Janeiro conquistou o título de patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A candidatura teve como objetivo reunir esforços internacionais na luta pela preservação da cultura e das riquezas naturais de uma área que inclui os principais pontos turísticos cariocas.
É um orgulho para nós brasileiros ter aqui no nosso país tanta beleza natural e arquitetônica, que tem chamado a atenção da UNESCO. Só nos resta também cuidar destes patrimônios como verdadeiros tesouros que eles representam.
 
Entre as belezas naturais que fazem parte do patrimônio histórico da humanidade, as Cataratas do Iguaçú são um dos principais pontos turísticos do Brasil, visitados anualmente por milhões de turistas brasileiros e estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário