sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Os 100 anos de Jorge Amado

Em agosto de 2012, o escritor brasileiro Jorge Amado, completaria 100 anos se estivesse vivo. Nascido em Itabuna, Bahia, no dia 10 de agosto de 1912, Jorge Amado passou a infância na cidade de Ilhéus, onde presenciou a luta entre fazendeiros e exportadores de cacau, inspiração para vários de seus livros. A partir de 1930, na cidade do Rio de Janeiro, começou a estudar direito e a lançar romances. As obras eram marcadas pelo realismo socialista: se passavam nas plantações de cacau do sul da Bahia ou na cidade de Salvador e mostravam os conflitos e as injustiças sociais. ‘O país do carnaval’ (1932), ‘Cacau’ (1933), ‘Suor’ (1934), ‘Jubiabá’ (1935), ‘Mar morto’(1936), ‘Capitães de areia’ (1937), ‘Terras do sem fim’ (1942), ‘São Jorge dos Ilhéus’ (1944) e ‘Os subterrâneos da liberdade’ (1952) fazem parte da leva. Nessa primeira fase, seus livros eram considerados documentários dos problemas brasileiros causados pela transição de uma sociedade agrária para industrial. Eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro em 1945, teve seu mandato cassado como os de todos os membros da mesma agremiação. Viajou então pela Europa e pela Ásia e voltou ao país em 1952. Quatro anos mais tarde, fundou o semanário ‘Para todos’, sendo eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1961.
A segunda fase de sua obra começou com o lançamento de ‘Gabriela, cravo e canela’, em 1958. Seus textos passaram a se caracterizar pelas sátiras e pelo humor. Nela ainda foram publicados sucessos como ‘Dona Flor e seus dois maridos’ (1966), ‘Tenda dos milagres’ (1969), ‘Teresa Batista cansada de guerra’ (1973) e ‘Tieta do Agreste’ (1977), entre outros. Jorge Amado escreveu ainda ‘O mundo da paz’ (1950), um relato de viagem, ‘Bahia de todos os santos’ (1945), um guia da cidade de Salvador, ‘O cavaleiro da esperança’ (1945), a história de Luis Carlos Prestes, e ‘ABC de Castro Alves’ (1941), uma biografia de Castro Alves. Aos oitenta anos de idade, em 1992, publicou ‘Navegação de cabotagem’, um romance autobiográfico. Vários de seus trabalhos foram adaptados para rádio, cinema e televisão e foram traduzidos para mais de trinta idiomas, o que lhe rendeu inúmeros prêmios. Em 1979, casou-se com a também escritora Zélia Gattai. O escritor publicou inúmeras obras: 25 romances; dois livros de memórias, duas biografias, duas histórias infantis e uma infinidade de outros trabalhos, entre contos, crônicas e poesias. Faleceu em Salvador no dia 6 de agosto de 2001. 
Justas homenagens tem acontecido e continuarão acontecendo ao longo do ano de 2012 para comemorar o centecário deste ilustre escritor, que com sua visão política aguçada compartilhou com seus leitores a crítica honesta e humanitária de um Brasil, onde o autoritarismo e a desigualdade social fazem seus reféns.
Atualmente com a releitura de Gabriela, cravo e canela, que está sendo exibida pela Tv Globo, tendo como protagosnista a atriz Juliana Paes, temos a oportunidade de rever uma das mais conhecidas obras de Jorge Amado. Para os que nunca leram uma obra do autor fica a chance de ver na Tv aquilo que encanta nos livros do escritor baiano.   
Se você deseja conhecer as obras do escritor, além dos inúmeros livros dele, você pode assistir no Centro Cultural João Nogueira, no Méier, neste final de semana a peça "Dona Flor e seus dois maridos. Em cartaz nesta sexta, sábado e domingo. A história já foi adaptada para o cinema e agora pode ser vista também no teatro. Não perca a chance de ver no teatro, uma das mais famosas obras de Jorge Amado e render-se ao inigualável humor do autor.


Valeu Jorge! É por isso que tenho orgulho de ser brasileira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário