quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O apego traz sofrimento e nos impede de crescer

Há momentos em que precisamos fazer escolhas….e isso nada mais é do que renunciar! Embora não tendo consciência, fazemos isso constantemente e, quase não percebemos. Não há como negar que cada um de nós temos os nossos apegos, mas não podemos nos esquecer de que para evoluirmos temos que deixar certas coisas para trás…temos que virar a página da nossa vida, se quisermos realmente viver novas e melhores experiências.
Em uma das minhas últimas publicações falei da diferença entre amor e apego. E, mais uma vez, volto ao assunto por considerá-lo de grande importância para a nossa felicidade e crescimento espiritual. 
Aprendemos desde de pequenos a buscar o amor nas coisas externas e como sabemos tudo que é externo é passageiro e não depende de nós. Portanto, em algum momento, nos encontraremos com a infelicidade. Pois o apego induz à cegueira... seja o apego ao dinheiro, aos bens materiais, à casa, à família e até mesmo ao amor! Isso porque contraria as nossas necessidades e nos impede de buscarmos as transformações e as mudanças que fazem parte da nossa evolução. Ele nos impede de nos conectarmos com nosso verdadeiro ser e direcionarmos nossa vida por sua sabedoria. Evoluir, portanto, implica necessariamente, em nos libertarmos de toda forma de apego.
Se pensarmos que o dinheiro foi "feito para usar", e deixarmos que ele "circule", isso nos trará a energia da prosperidade, estaremos mudando a princípio uma forma de apego que só nos fará bem.
Quanto aos bens materiais, estes também nos foram "emprestados" para satisfazerem nossas necessidades aquí na Terra.
A família, é o maior "presente" que recebemos, mas o apego a ela também nos traz sofrimentos. Pensemos nos pais que ao verem seus filhos crescerem têm que deixá-los partirem... É claro que se pudessem, esses pais iriam mantê-los sempre por perto, mas nem sempre funciona desta forma. E eles, os filhos, se vão em busca de sonhos e realizações. Não querer aceitar as mudanças só vai trazer sofrimento. Deixá-los partir, também é uma forma de amá-los...
Já os amigos, se forem verdadeiros, podem até permanecerem sempre em nossas vidas, mas também são livres para irem em busca de novas amizades... ou seguem outros caminhos. Amigos vão e veem, portanto, não devemos ter "apegos" e sim estarmos abertos para novas amizades que trarão novidades, e poderão se tornarem "amizades verdadeiras" com o passar do tempo.
Existem ainda outras formas de apego, como o apego a velhas ideias e conceitos, que em nada contribuem para o nosso crescimento. É preciso que estejamos atentos às mudanças que ocorrem no mundo e ao nosso redor, e que estejamos dispostos a aprender coisas novas e a mudarmos de ideia se for preciso, mas sem abrir mão dos nossos valores.
E quanto ao amor, esse é o maior de todos os nossos apegos. Achamos que ao amarmos e sermos amados, teremos a "garantia de felicidade" e durabilidade do relacionamento. Outro grande "engano" que vem do apego, já que amar é deixar livre. Se for amor irá ficar, se o relacionamento terminou por qualquer motivo, a pessoa voltará se "quiser", se o amor for verdadeiro.
Se considerarmos que nada, absolutamente nada é nosso, se considerarmos que quando viemos à terra não trouxemos nada e quando formos embora da terra também não levaremos nada…Se considerarmos que nada é nosso por direito, que tudo o que nos chega às mãos é uma oferta que a vida nos faz, vamos começar a olhar para a vida de outra maneira. Por isso, acho que devemos pensar que "nada" nos pertence, nem as coisas, e muito menos as pessoas. Elas são livres para irem e voltarem se quiserem ou se nos pertencerem realmente, por "direito Divino".
Se mudarmos o modo de nos relacionarmos com as coisas e com as pessoas, "sem apegos", com certeza seremos livres também para fazermos novas escolhas, e com isso, seremos mais felizes.
Nem sempre a vida sai do jeito que queremos, mas se mudarmos o modo de agir diante dos acontecimentos e determinadas situações, estaremos evitando enormes e desnecessários sofrimentos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário