quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A origem do Halloween


O Dia das Bruxas ou Halloween, comemorado hoje, dia 31 de outubro, tem origem controversas. Halloween é o nome original em inglês, e é um evento cultural, tradicionalmente comemorado em vários países anglo-saxônicos com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. E embora não se saiba ao certo onde surgiram essas celebrações, a origem do halloween remonta às tradições dos povos de origem céltica, e o primeiros registros do termo "Halloween" é de cerca 1745.
No Brasil, algumas pessoas torcem o nariz para a comemoração do evento por entendê-lo como uma manifestação distante da nossa cultura, mas devemos lembrar que a maioria das nossas festas tradicionais também foram trazidas de outras culturas, e entender as origens pode diminuir o preconceito. O termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.


Os significados e origens da festividade:

Segundo relatos, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão terminava em 31 de outubro. O Halloween marcava o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Era comemorado com uma festa que tinha vários nomes: Samhain ( (significa literalmente "fim do verão"), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en. A festa era realizada para celebrar também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e tornou-se conhecido como o Dia das Bruxas.

Alguns estudiosos dizem que a palavra Halloween surgiu da seguinte forma:

O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even" (Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).
"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween". A festa de Halloween, na verdade, equivale ao "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados", e foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, dando origem a festa.

A ligação da festa com o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados ficou praticamente deixada de lado, e muitas novas tradições seculares se desenvolveram.
Nos países de língua inglesa, as crianças fantasiam-se e saem pelas casas fazendo a brincadeira do "travessuras ou gostosuras" e, para elas, isso ainda é o maior evento. Muitos adultos também se fantasiam e participam com seus filhos de festas a fantasia e concursos.
Diversas atividades de Halloween ocorrem durante o mês todo de outubro. Estas tradições preservam o espírito de alegria do Samhain. Os americanos acrescentaram filmes de terror, casas assombradas comunitárias, histórias de fantasmas e quadros espiritualistas. Cartões e decorações também fazem parte do Halloween. A festa só perde para o Natal no faturamento total do comércio. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a festividade original dos povos célticos.
Um outro costume comum do Halloween é recolher dinheiro para a UNICEF (site em inglês), em vez de doces. Teve origem em 1950, na Filadélfia, quando uma turma de uma escola dominical teve a idéia de recolher dinheiro para as crianças necessitadas ao brincar de "travessuras ou gostosuras".
Eles enviaram o dinheiro que conseguiram, cerca de US$ 17, para a UNICEF, que foi inspirada pela idéia e começou um programa de "travessuras ou gostosuras", em 1955.



Nenhum comentário:

Postar um comentário