quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia das Crianças



Numa turma do ensino fundamental, a professora ficou surpresa ao ler a redação de um aluno, na qual ele dizia que gostaria de ser uma Tv. Diante do argumento do aluno, ao dizer que se fosse uma Tv seus pais lhe dariam mais atenção e ouviriam o que ele tinha a lhes dizer, a professora ficou emocionada.
Talvez isso aconteça em muitos lares, em decorrência da correria do dia a dia, muitos pais subestimem as necessidades das crianças. Quem sabe a maioria dos pais achem que fazem tudo pelos filhos, não deixando que nada lhes falte. Mas se engana quem pensa que as crianças não sabem das coisas, e muitas vezes embora tenham "de tudo", ressentem-se com a falta de carinho e atenção. Os colégios mais caros, as melhores roupas ou todos brinquedos que desejarem, por si só não demonstram o quanto os filhos representam para os pais.

As crianças não precisam de tantas "coisas" materiais, mas precisam se sentirem aceitas, acolhidas e amadas como são. O que as crianças levarão consigo pela vida afora serão os valores aprendidos com a família. Quando crescerem se lembrarão dos momentos passados com os pais, lembrarão das brincadeiras e das conversas, dos conselhos, dos exemplos e dos limites.

Quem tem filhos sabe como eles dão trabalho, mas sabe também como trazem alegria, e isto compensa qualquer coisa. E cada filho é único e diferente dos demais, portanto, merecem atenção diferenciada.

Neste fim de semana, será comemorado o Dia das Crianças, ocasião propícia para os pais demonstrarem todo o amor pelos filhos. Nessa data, pensar sobre isso é mais importante do que focar apenas no presente. Para a criança, muito mais importante do que ganhar um brinquedo é ser tratada com atenção, amor, respeito e carinho. O que realmente importa é que os momentos passados juntos com os pais sejam felizes e possam ficar na lembrança. Que sejam registrados através de fotografias ou que fiquem apenas na memória.

Se ainda estiver em dúvida quanto ao que fazer neste feriadão do Dia das Crianças, dê uma olhada nos jornais, eles estarão cheios de atrações para a garotada. Deixem que as crianças façam sugestões. Mas lembrem-se que um passeio no parque, um almoço em família, com a comida predileta da criançada, podem deixá-las felizes. Às vezes não é preciso nem se gastar muito para que eles se divirtam, bastando um pouco de criatividade. Ir a um museu, visitar um centro cultural ou ir ao zoológico, além de custar pouco demostram a sua intenção em agradá-las. E é isso o que realmente importa: carinho e atenção.

"A criança aprende o que vive e vive o que aprende"

Se a criança vive sob crítica,
Ela aprende a condenar;
Se a criança vive sob hostilidade,
Ela aprende a brigar;
Se a criança vive ridicularizada,
Ela aprende a ser tímida;
Se a criança vive sob humilhação,
Ela aprende a sentir-se culpada;
Se a criança vive com tolerância,
Ela aprende a paciência;
Se a criança vive com encorajamento,
Ela aprende a ter confiança;
Se a criança vive com louvor,
Ela aprende a apreciar;
Se a criança vive com compreensão,
Ela aprende a justiça;
Se a criança vive com segurança,
Ela aprende a ter fé;
Se a criança vive com aprovação.
Ela aprende a gostar de si mesma;
Se a criança vive com aceitação e amizade,
Ela aprende a achar amor no mundo.
 



Feliz Dia das Crianças!           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário