sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Lanche nota dez!

Uma das maiores preocupações dos pais está relacionada à alimentação dos filhos, principalmente, longe de casa. E, é no período escolar que essa preocupação aumenta, pois a garotada, em geral, dá preferência às guloseimas encontradas nas cantinas dos colégios, alimentando-se de forma incorreta e deficiente.
 
Embora muitas escolas já estejam oferecendo lanches mais saudáveis, cabe aos pais orientar os filhos para uma dieta equilibrada, evitando assim, que eles escolham alimentos gordurosos, com muito sódio, e troquem os sucos por refrigerantes na merenda escolar. Para tirar dez nesta matéria, os pais devem ensiná-los a consumir desde cedo os alimentos que fazem bem à saúde.  Uma alimentação ideal deve conter frutas, ao natural ou em forma de suco, de preferência os caseiros, sem conservantes, pães, queijos, leite, iogurtes, legumes, carnes, verduras e grãos, principalmente o nosso famoso feijão com arroz.

Uma boa alternativa para o lanche das crianças é fazer receitas caseiras de bolos, que podem ser: de cenoura, laranja, fubá com queijo, e muitos outros. Preparar sanduiches variando os tipos de pães e os recheios, que podem ser: de queijo, presunto, peito de peru, atum, frango com cenoura ralada e maionese, ou fazer biscoitos caseiros. Acompanhado de um suco ou de uma fruta, essas opções contém todos os nutrientes que elas precisam.

Para estimular as crianças a escolherem alimentos saudáveis, peça-lhes ajuda na hora de escolher os ingredientes no supermercado. Explique a elas a importância de se alimentar bem, e deixe-as ajudar a preparar as receitas. Lembre-se de que alguns hábitos serão levados pela vida afora.

Um bom lanche deve conter opções nutritivas, e em quantidades razoáveis para que a criança não perca o apetite para o almoço ou jantar ao chegar em casa. Uma receita super saudável é a do biscoito de aveia, que pode ser feito  no fim de semana e guardado, se sobrar... Por conter grande quantidade de proteína, cálcio, ferro e muitas vitaminas, a aveia é considerada um excelente alimento tanto para as crianças quanto para os adultos. Ela pode ser consumida de várias formas, inclusive como ingrediente de bolos, vitaminas e biscoitos. Vamos lá!
 
Biscoito de Aveia

INGREDIENTES:

1/2 xícara de manteiga ou margarina sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
2 ovos inteiros
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher da chá de baunilha (opcional)
1 colher de chá de canela em pó
1 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de aveia Quaker em flocos
1 colher de café de sal

Modo de fazer:
Misturar bem a manteiga com o açúcar, juntar os ovos inteiros um a um, depois os outros ingredientes já misturados. Com uma colher de chá, colocar pequenas porções em um tabuleiro untado com manteiga. Se quiser, acrescente à massa gotas de chocolate. Em cima de cada porção, coloque 1 passa sem caroço, ou se quiser, pedacinhos de nozes. As bolinhas crescem muito, devem ter um bom espaço entre elas antes de assar. Fique de olho no forno, porque os biscoitos assam muito rápido.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário