domingo, 25 de agosto de 2013

Aproveite bem a Bienal do Livro


Faltam poucos dias para o inicio da Bienal do Livro do Rio de Janeiro que acontecerá no RioCentro, entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro. Este ano a Alemanha será a homenageada durante o evento que tem como slogan "Quando ideias se encontram”, e faz parte da iniciativa “Alemanha + Brasil 2013-2014”. Estarão presentes cerca de 30 editoras alemãs nas áreas de infantojuvenil, literatura, ciência e alemão. Mas não é só isso, a Bienal estará cheia de novidades, espalhadas em seus 55 mil metros quadrados.

A Bienal é o evento mais esperado por aqueles que adoram uma boa leitura e, com toda certeza, é um programa imperdível para toda a família. Mas, algumas dicas básicas podem ajudá-los a aproveitar melhor toda a programação e, o mais importante: sem estresse.


Os que forem sozinhos só irão precisar de disposição para curtir bem a feira, para andar bastante, assistir aos debates e aos bate-papos informais. Quando o cansaço bater, é só dar uma paradinha para tomar um café enquanto folheam algum livro. A oportunidade também é ótima para fazer amizades... Mas, os que forem com os amigos também poderão se divertir, principalmente se tiverem gostos parecidos. A programação é variada e irá agradar a todos.

Geralmente a família tem gostos e interesses diversos. Enquanto os pequenos querem ouvir histórias, folhear alguns livros, ou ler (no caso dos mais velhos), o marido quer procurar livros específicos, e a mulher idem. Portanto, é bom fazer alguns acordos antes de entrarem no pavilhão do evento. Olhar tudo é quase impossível, ainda mais se estiver com as crianças, pois elas logo ficarão cansadas. O melhor é sair de casa com algumas metas traçadas, como por exemplo: ter em mente o que quer comprar, e de preferência saber o preço cobrado nas livrarias. Pode acontecer de estar mais barato aqui fora. O ideal é escolher antes quais eventos querem assistir, anotando horário e o local, e não se esquecer da hora para não perder o que tinham em mente. 

É aconselhavel entrar no site da Bienal e imprimir um mapa dos stands de venda e dos setores, isso ajuda muito na hora de se locomover, evitando o desgaste. Também dá para imprimir a programação com os horários de cada atividade.

Reservar algumas horas para as crianças aproveitarem as atividades lúdicas oferecidas, e participar junto com elas, é uma ótima opção de entretenimento, além de incentivá-las a se interessarem pela leitura. Outra opção é o revezamento dos pais na hora das atividades infantis: enquanto um participa de uma atividade com a criança, o outro aproveita para comprar o que deseja, indo a outro stand. Pode ser combinado um horário de retorno, e o celular irá ajudar se houver necessidade de comunicação.

Uma dica para os marmanjos: a Bienal desse ano contará com cerca de 15 mesas redondas para discutir sobre F-U-T-E-B-O-L, isso mesmo futebol. Quem adora o esporte… poderá conferir!

A seguir, confira outras dicas que achei importantes para ajudá-los a aproveitar ao máximo o evento

1 - Compre o ingresso antecipadamente
Evite filas comprando o ingresso antes. Veja no site os pontos de venda, ou compre pela internet.

2 - Leve mochila ou uma mala com rodinhas (para não ficar com dor nas costas)
Sim, porque livros pesam, e ninguém quer ficar segurando milhares de sacolas, não é?

3 - Chegue cedo
Principalmente se você for comprar o ingresso no dia, você tem que chegar cedo. Além disso, mesmo se já tiver comprado antecipado, é legal olhar todos os standes antes dos eventos que você quer ir. E muitos eventos legais são de manhã. Então dá tempo de você fazer compras, olhar todas as exposições e ir aos eventos que você quer.

4- Se puder, deixe o carro em casa
Vá de transporte público, ou divida carona. O estacionamento custa caro, e fica lotado. Se for com crianças ou idosos, pense que nem sempre é possível estacionar perto da entrada ou saída. 
 
5 - Anote tudo o que você quer ver
Pegue as senhas e fique ligado nos horários das palestras, debates e outras atividades durante o evento. É bom fazer um esquema com as sessões de autógrafo que você quer ir, os standes e as palestras com os horários e em que pavilhão elas ocorrem pra você não ficar perdido e acabar perdendo o evento. Se preferir, baixe o aplicativo da Bienal no celular, e confira os eventos. Tem muito bate papo e discussão legal que vale acompanhar.
 
6 - Leve lanche
A menos que você queira enfrentar filas quilométricas, é melhor levar lanche. Leve algo leve pra não se sentir pesado, mas que ao mesmo tempo sacie sua fome. Vale levar fruta e lembrar de levar água, principalmente se for com crianças. Mas, se não der para levar, aproveite para comer, se a praça de alimentação estiver vazia ou pouco movimentada, pois nos horários de pico vc irá perder um tempo enorme só para fazer um pedido.

7- Vá com roupas confortáveis
Você com certeza vai andar muuuito na feira, então vá com sapatos e roupas confortáveis. É recomendável ir de tênis ou sapatos que não machuquem. E lembre-se de levar um casaco, à noite costuma esfriar, pois a região do Riocentro fica perto da orla da Barra da Tijuca.

8 - Procure promoções
Não compre o livro que você quer no primeiro stande em que entrar. Pesquise um pouco os preços, assim, poderá encontrar promoções e economizar. Muitas editoras cobram preços mais baixos, principalmente ao final do dia.

E, uma dica muito importante: marque um ponto de encontro assim que chegar, pois se alguém se perder saberá onde se encontrar.

Mais informações você encontra no site da Bienal do Livro:

http://www.bienaldolivro.com.br/



 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário