quarta-feira, 14 de agosto de 2013

E viva a solterice! Pelo menos enquanto durar...

Dia 15 de agosto é o "Dia dos Solteiros".       
Se você não sabia, eles também têm um dia especial somente pra eles..., e estão felizes com a solterice aproveitando bem o que essa condição lhes proporciona.
 
Existe uma ideia quase unânime de que para ser feliz, a pessoa precisa estar acompanhado, ou seja, estar casado, noivo (se é que ainda se usa isso...), ou namorando. Embora a grande maioria da sociedade não acredite que alguém possa ser feliz sozinho, o grande número de solteiros prova justamente o contrário. Segundo pesquisas, a maior parte dos solteiros revelam estar felizes com a solterice e muitos não pretendem mudar o estado civil nem tão cedo. Embora convictos, alguns dizem que não são contra o casamento, e que o fariam se encontrassem a pessoa certa. Egoistas, ou egocêntricos! poderiam ser chamados por alguns, mas não o são. Eles apenas aprenderam que a felicidade deles não pode ser da responsabilidade de ninguém...
 
A sociedade tem passado por muitas transformações, o que tem levado as pessoas a repensarem seus valores. As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor. As pessoas estão trocando o amor de necessidade, pelo amor de desejo. Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso, o que é muito diferente. Elas estão perdendo o pavor de ficarem sozinhas, e aprendendo a conviver melhor consigo mesma.
 
O que se busca hoje é uma relação compatível com os tempos modernos, na qual exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto, e não mais uma relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar. Aquela velha história romântica de um completar o outro já saiu de cogitação, ninguém mais se considera metade de ninguém. Somos inteiros, e estamos descobrindo isso e, por esse motivo, estamos buscando relações de igualdade pelo prazer de ficar juntos e pelas afinidades.
 
Os ideais românticos deram lugar a um planejamento de vida, e os motivos apontados pela maioria dos solteiros para estarem felizes com a sua condição são variados:
 
Atualmente um grande número de jovens dedicam-se à carreira e aos estudos, tendo-os como prioridade. Para eles, se relacionar é ótimo, contanto que não interfira nos objetivos principais de sua vida. Quanto às mulheres, na grande maioria, não precisam procurar segurança financeira no casamento, já que estão estudando mais e tornando-se cada vez mais capazes de gerir a própria vida. Sendo assim, priorizam a carreira e o seu sucesso profissional, e têm a opção de se casarem mais tarde, se assim o desejarem.
 
Por outro lado, o grande número de divórcios faz com que as pessoas pensem cada vez mais antes de tomar a decisão de assinar o papel. Muitos já o fizeram e, depois de divorciados, optam por viverem sozinhos  buscando se encontrar, já que na maioria dos casos perderam a identidade ao se relacionar com alguém. Alguns descobrem que podem viver muito bem dessa forma, priorizando seus gostos e fazendo o que lhe "der na telha"... Rejeitam interferências em suas vidas e procuram evitar situações vividas anteriormente numa relação. Ciúmes, cobranças, possessividade, ou serem controlados, não estão em seus planos...
 
Com todos esses fatores, ser solteiro para muitos é uma decisão consciente. Claro que muitos admitem que viver sozinho não é a primeira opção, mas aceitam levar a vida com as prioridades que escolheram, e juram ser felizes desta forma. E a maioria dos solteiros convictos estão convencidos que o casamento tradicional não é garantia de felicidade. A nova forma de amor, e de relacionar-se com alguém, pressupõe a aproximação de dois inteiros, e não a união de duas metades. E ela só é possível para aqueles que conseguirem trabalhar sua individualidade.
 
Atualmente, os solteiros já representam 15% da população nos grandes centros urbanos, e os viúvos e divorciados estão entre eles. Muitos são os solteiros convictos, outros, os "circunstanciais", tipo dando um tempo no "estaleiro" para consertar as avarias do último relacionamento, ou ainda, os conscientes, aqueles que estão aguardando o momento e a pessoa certa. Embora a vibe de cada grupo seja diferente, uma coisa eles têm em comum: a certeza de que estar sozinho não significa ser solitário... essas pessoas têm amigos, viajam, curtem algum hobby, saem, namoram, paqueram, têm casos pontuais..., mas a grande maioria também está longe de querer um papel em tempo integral em um casamento.  Eles estão felizes não só por serem os "donos" do controle remoto, mas por poderem gerenciar a própria vida... Portanto, viva a solterice! Pelo menos até que o coração seja fisgado por alguém que realmente o mereça...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário