
Os estereótipos masculinos passaram por várias mudanças nas últimas décadas e, em decorrência disso, muitos adjetivos podem ser aplicados para definir os "novos homens". Mas não são poucos os que possuem todas as qualidades esperadas do "homem moderno". Eles são: vaidosos, corajosos, virís, bem informados, competentes, companheiros, paizões, entre outros... Resumindo, são homãos.
E, para homenageá-los, escolhi este texto da Martha Medeiros que fala deles, e da sua importância na vida das mulheres:
"Homão é aquele que tem assistido a ascensão feminina nas empresas, na política, na arte, no esporte e tem achado tudo mais do que justo. Nunca li um artigo de um homem reclamando por as mulheres estarem dominando o mundo. Ao contrário: os inteligentes (e todo homão é inteligente) estão tendo muito prazer em compartilhar seus gabinetes conosco e não choram pelos cantos caso tenham uma chefe mulher (homão chora, mas chora por amor, não por motivos toscos).

Homão é aquele que encara parque no final de semana, faz um jantar delicioso, dá conselho, pede conselho, trabalha até tarde da noite, compensa no outro dia buscando os filhos na escola, dirige o carro, em outras vezes é co-piloto, não acha ruim ela ganhar mais do que ele, não acha nada ruim quando ela propõe uma noitada das arábias, recebe amor, dá amor, é bom de contabilidade e sabe direitinho o que significa fifty-fifty.

Ser homem nos dias atuais significa, portanto, ser muito mais do que somente o sexo oposto das mulheres, e sim, o companheiro que ela precisa para todas as horas.
Aos homens que são pais, e que, com seus exemplos, apoio, carinho, algumas broncas, e muitas vezes, colo, ajudam os filhos a crescerem. Aos que são irmãos, e com os quais sempre podemos contar. Aos que são filhos, amigos, namorados, maridos, namoridos, companheiros, parceiros, PARABÉNS!! Ao meu pai, em especial, o meu carinho e agradecimento por tudo o que me ensinou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário