quarta-feira, 10 de julho de 2013

104 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro






O Theatro Municipal completa 104 anos no próximo domingo, dia 14 de julho, abrindo as portas ao público com um dia inteiro de programação variada e gratuita.

Sendo ainda hoje uma das mais belas construções do Rio de Janeiro, o teatro teve seu modelo arquitetônico inspirado na Ópera de Paris. Inaugurado em 14 de julho de 1909, foi considerado um marco da modernidade, e símbolo do ecletismo do início do século XX. Imponente e luxuoso, continua sendo um dos espaços mais importantes para a cultura da cidade, e por ele passaram grandes nomes, como a soprano brasileira Bidu Sayão (1906-1999) e o tenor italiano Enrico Caruso (1873-1921), além de outras personalidades ilustres como: Arturo Toscanini, Sarah Bernhardt, Eliane Coelho, Heitor Villa-Lobos, Igor Stravinsky, Paul Hindemith, Alexander Brailowsky entre outras.

Espetáculos variados serão apresentados para festejar o aniversário do teatro, que terá início às 8h30, com a Banda dos Fuzileiros Navais.  A programação inclui "O lago dos cisnes", um dos mais populares e famosos balés do repertório clássico mundial. Serão 12 horas de entretenimento, terminando com a Orquestra Sinfônica do Theatro e solistas, interpretando “A Valquíria”, ópera de Wagner.

Os espetáculos são gratuitos. Um programa imperdível para o fim de semana, principalmente para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o teatro.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/n
Centro - Centro
Rio de Janeiro
Tels: (21) 2332-9191 / 2332-9134
Estação do Metrô da Carioca
Mais informações pelo site: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário