terça-feira, 2 de julho de 2013

Amor e Desapego...

Uma das coisas mais gostosas de assistir atualmente na televisão é a novela Flor do Caribe. Fora o malvado vilão Alberto e o seu avô que o criou passando-lhe valores deturpados, todos os outros personagens da trama nos mostram que valores como: amor, lealdade, solidariedade e respeito ao próximo, nunca saem de moda.
 
No capítulo de ontem, fiquei emocionada com a lição de amor e sabedoria que Lino (José Henrique Ligabue) recebeu de sua avó Veridiana ( Laura Cardoso), a quem respeita e obedece. Decidido a ir para o Rio de Janeiro para procurar o paradeiro de sua mãe, Lino, envergonhado por ter que esconder a sua verdadeira intenção, pede à avó a sua permissão para viajar, imaginando que ela por ser tão severa, não fosse deixá-lo partir. Mas para sua surpresa, ela, não só permite, mas lhe dá uma lição de vida ao lhe contar uma experiência que teve quando criança. Aos 9 anos ganhou do seu padrinho, o cangaceiro Virgulino (Lampião), uma gaiola cheia de passarinhos coloridos, para que ela abrisse a porta deixando-os livres para irem embora. Veridiana diz ao neto que sabe que um dia ele e seus irmãos irão embora, assim como fizeram os passarinhos: "Você e seus irmãos são feito meus passarinhos. Que só trazem alegria! Mas chega a hora que eles têm que voar pro mundo... Vá, meu filho, vá pro Rio de Janeiro com Carol. Faça o seu caminho na vida!".

Tendo criado os netos na ausência da mãe deles, a avó soube dar-lhes a melhor educação, e afirma que mesmo que ela quisesse retê-los, não poderia. Apesar de todo o seu amor, ela sabe que eles precisam crescer e seguirem a própria vida. Ela então relembra a lição mais bonita que aprendeu na vida: aquela sobre liberdade e desapego, ao ver a alegria dos pássaros voando livres.
Entendendo o significado da história que sua avó lhe conta, Lino fica surpreso e feliz, mal acreditando que pode ir.

Lembrei-me então de um texto de José Saramago que diz:

Definição de Filho 

Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.
Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário