sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ligando o "Apreciômetro"


Ser feliz é a busca maior de todo ser humano. Seja por meio do amor, de um bom emprego ou de dinheiro. Cada pessoa tem a sua fórmula pré-determinada para a felicidade. Mas, na maioria das vezes, essa busca não tem fim e, apesar de conseguir tudo o que deseja, o ser humano não consegue ser feliz na plenitude.
Na semana passada ví uma entrevista com a atriz Eliane Giardini, na qual ela dizia: "... para ser feliz devemos ligar o "apreciômetro" todas as manhãs ao levantarmos". Acho que ela tem razão. Se todos os dias ao acordarmos, olhássemos ao nosso redor, e apreciássemos tudo o que temos, com certeza seríamos gratos e, consequentemente, mais felizes. Muitas pessoas só sabem reclamar da vida e olhar o que elas "não têm", esquecendo-se do que realmente importa, ou seja, valorizarem o que elas têm. Isso requer muito exercício. E principalmente, deixar de se comparar com os outros, de querer o que as outras pessoas possuem. Valorizar os relacionamentos, sejam eles amorosos ou familiares, e reconhecer os verdadeiros amigos, é um bom começo.  Muitas das vezes já temos o necessário, mas queremos mais, não porque precisemos, mas porque os outros têm. Não quero dizer com isso, que não devamos ter ambição de crescer, conquistar os nossos objetivos, mas que a felicidade não está em alcançar altas metas. E sim que devemos apreciar tudo o que já alcançamos, saboreando cada conquista.
Conta-se que Bryan Dyson (ex-presidente da Coca-Cola) fez o seguinte discurso na hora de deixar o cargo de presidente da Coca Cola:
“Imagine a vida como um malabarismo com cinco bolas. Estas são: seu trabalho, sua família, sua saúde, seus amigos e sua vida espiritual. E você tem que mantê-las sempre no ar.
Logo você vai perceber que o trabalho é como uma bola de borracha. Se deixar cair, ela rebaterá e irá saltar de volta. Mas as outras quatro bolas- família, saúde, amigos e vida espiritual são frágeis como vidro. Se você deixar cair, irrevogavelmente serão lascadas ou mesmo quebradas. Nunca mais serão as mesmas.
Por isso, trabalhe de forma eficaz nas horas normais de trabalho, mas, nas demais, dê o tempo necessário para o mais importante: a família, os amigos e você. Relacione-se com quem gosta, exercite-se, coma e descanse adequadamente. E “acima de tudo, cresça na vida espiritual, a mais importante, porque é eterna.”
Para viver bem e evitar a maioria dos problemas vale, adicionalmente, lembrar uma frase de Shakespeare: eu sempre me sinto feliz, porque não espero nada de ninguém.
E eu adicionaria 8 regras: antes de falar… ouça! Antes de escrever… pense! Antes de gastar… ganhe! Antes de criticar… examine-se! Antes de ofender… respire fundo! Antes de orar… perdoe! Antes de desistir… tente e, acima de tudo, antes de morrer, viva! E viver plenamente consiste em gostar da vida assim como ela é...



Não deixe para ser feliz "algum dia", seja feliz hoje!



Nenhum comentário:

Postar um comentário