sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal


Nesta sexta-feira, dia 7 de setembro (Independência do Brasil), em Brasília foi aberto oficialmente o Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal, que encerrará em Lisboa no dia 10 de junho de 2013 (Dia de Portugal). Como parte da celebração o período será marcado por vários eventos na área da música, teatro, literatura, artes plásticas, banda desenhada, arquitetura, gastronomia, tecnologia e negócios em ambos os países. O programa visa estabelecer novos parâmetros no âmbito da cultura dos países. Cultura e arte, e também tecnologia, esportes e economia se destacam entre as atividades previstas.

Entre os eventos programados o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, receberá a exposição "Palavras da Memória", com 40 obras que são referência no idioma. Estão previstos também o lançamento de dez novos autores portugueses no Brasil.

Essa troca cultural sempre existiu, desde os tempos da colonização até os dias atuais. Com a chegada dos imigrantes portugueses à nossa terra, tivemos a influência deles não só na nossa culinária, mas em outras tradições, tanto religiosas quanto folclóricas.

Esse intercâmbio é muito bem-vindo, assim poderemos nos inteirar do que acontece por lá, e também levar um pouco de nossa cultura além-mar. Em Portugal, pouco se conhece sobre a literatura brasileira da atualidade, enquanto por aqui a lista de autores portugueses contemporâneos conhecidos no Brasil é extensa.

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena" Fernando Pessoa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário