sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Iogurte e os seus benefícios para a saúde

Se você gosta de iogurte, conheça os benefícios de incluí-lo na sua alimentação diária. O iogurte é um alimento rico em nutrientes, o que contribui para uma alimentação saudável e equilibrada. O consumo regular ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos, que melhoram a saúde do intestino, fazendo-o funcionar melhor. Além disso, os probióticos agem como verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias "ruins", ajudando a aumentar a imunidade. Por ser derivado do leite, o iogurte é excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Além de ser fonte de proteínas, responsáveis por constituirem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do corpo, elas ainda servem de anticorpos, ou seja, defendem o organismo de agentes agressores.
Com tantos benefícios, só temos bons motivos para incluí-lo na alimentação diária, não acham? E se você quer uma receitinha caseira, sem conservantes, portanto, mais natural, experimente a receita a seguir:
Iogurte caseiro
1 litro de leite (qualquer tipo), de preferência integral
1 potinho de iogurte natural de qualquer marca (integral)
3 colheres de (sopa) de leite em pó
Para dar sabor:
1 caixinha de gelatina do sabor de sua preferência (ou de pudim, por exemplo, de coco)
1 caixinha de leite condensado

Mode de fazer:

Não precisa ferver se for UHT (da caixinha), basta aquecer. Mas se for de "saquinho", tem que ferver antes e esperar esfriar até 46ºC (truque: coloque o dedinho no leite - a temperatura correta é aquela em que você aguenta ficar 10 segundos seguidos com o dedo dentro do leite).
Ao atingir a temperatura correta, tire eventuais natas e, numa vasilha com tampa do tamanho certo para a quantidade (não deixar sobrar muito espaço com ar), acrescente o potinho de iogurte, junte o leite em pó e misture levemente com o leite.
Coloque a vasilha em um local abafado, como dentro do microondas desligado ou dentro de um isopor, enrolada em panos de prato ou jornal. O ambiente deve manter a temperatura "morna" do recipiente por, no mínimo, 6 horas (ideal: 10 a 12 horas). Não mexa o iogurte neste período.
Depois desse período de descanso, já está pronto o iogurte natural cremoso, é só acrescentar o sabor de sua preferência. Reserve.
Para dar sabor:
Faça a gelatina só com metade da água indicada na caixinha. Deixe esfriar.
Após fria, misture com uma colher, ou usando o liquidificador: a gelatina, o leite condensado (se não gosta muito doce, não coloque tudo) e o iogurte pronto e reservado (1 litro). Se quiser, no lugar de usar o leite condensado, adoce com açúcar ou adoçante em pó (União Fit ).
Para eliminar qualquer gruminho, coe o iogurte depois de pronto usando uma peneira fina, antes de gelar.
Depois é só dividir em taças ou colocar em uma garrafa e botar para gelar. Ele ficará com uma consistência firme, parecendo uma mousse um pouco mole. Se não quiser esse efeito é só mexer com uma colher.
Aproveitando a safra do morango, eu sugiro que você faça um doce feito com a fruta para dar sabor ao iogurte natural. Ele ainda ficará com pedacinhos de morangos. 
É só fazer um doce com morangos picados e um pouco de açúcar cristal. Não precisa colocar água. Leve ao fogo e deixe metade da água que os morangos soltarem evaporar. Deixe esfriar e use. Se você fizer o iogurte sabor morango com os morangos em calda, seu iogurte vai ficar "igualzinho" ao industrial! Experimente!

E só para terminar, o iogurte também é fonte de vitamina B. Alguns estudos apontam que as vitaminas do complexo B podem ajudar a combater a depressão e a ansiedade.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário