sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sopa de grão-de-bico

Inverno lembra comida quentinha, o aconchego do lar e, receitinhas fáceis, para que não fiquemos muito tempo na cozinha.
 
Nessa época, é comum optarmos por sopas, caldos, e outras comidas mais calóricas como: feijoada, lasanha, pizza e até macarronada. É bom lembrar que comidas gordurosas não fazem bem em nenhuma ocasião, mas não há mal nenhum em ingerí-las de vez em quando, principalmente nessa época do ano em que passamos mais tempo em casa.

Para cuidar da nossa saúde durante o inverno, é bom que façamos uso das frutas frescas, principalmente as cítricas, e dos legumes e vegetais, que podem ser incluidos nas diversas receitas de sopas. Devemos também consumir as carnes, que são fonte de proteínas, assim como a maioria dos grãos. Por isso, lembrei-me desta receita de sopa com grão-de-bico, uma fonte de proteína. Por ser muito nutritiva, é uma ótima sugestão para este inverno. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

SOPA DE TOMATE COM GRÃO-DE-BICO

Ingredientes:

1 1/2 xícara de grão-de-bico
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 cenoura cortada em fatias diagonais
1 talo de salsão picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 folha de louro
2 colheres (chá) de páprica doce
1 colher (chá) de cominho moído
4 xícaras de caldo de galinha
1 lata de tomate pelado picado
1/4 de xícara de salsinha picada

Modo de preparo:

Na véspera, em uma tigela grande, deixe o grão-de-bico de molho em bastante água na geladeira. No dia seguinte, escorra e reserve. Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue, em fogo médio, a cebola com o alho, a cenoura e o salsão por cinco minutos. Tempere com sal e pimenta. Junte o grão-de-bico, o louro, a páprica, o cominho e o caldo. Aumente o fogo para alto e espere ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos ou até o grão-de-bico ficar macio. Junte o tomate e cozinhe por mais 15 minutos. Retire o louro da sopa e sirva com a salsinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário