domingo, 2 de junho de 2013

Meio ambiente - Cuidar também é preservar

No dia 5 de junho se comemora o Dia do Meio Ambiente, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972, em virtude de um encontro realizado pela organização, que ficou conhecido como conferência das Nações Unidas, com a finalidade de tratar questões ambientais. A data tem como propósito conscientizar as pessoas e induzí-las a mudar alguns hábitos em prol da preservação do nosso planeta.
 
Durante a semana do meio ambiente, diversas entidades em conjunto com as ações governamentais, irão debater questões ambientais que vêm preocupando tanto os cientistas quanto os ambientalistas de todas as partes do planeta.

Além da preservação dos biomas nacionais, a preocupação com o crescimento sustentável será um dos principais temas abordados durante esta semana, assim como parte de ações do governo brasileiro. Estarão em pauta questões como a poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, a destruição da camada de ozônio, a destruição das espécies vegetais e das florestas, e a extinção de animais, dentre outros.

Com a crescente população do planeta, uma enorme quantidade de lixo é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, papéis e papelões, e acabam indo parar dentro dos rios. Ao seguirem o seu curso, são despejados nos oceanos, formando verdadeiras ilhas de lixo, causando a morte de várias espécies de animais e enormes danos à natureza. Essa é uma das inúmeras questões que tem preocupado os ambientalistas, pois o descarte incorreto do lixo também interfere na qualidade de vida das pessoas, gerando meios propícios para a dissiminação de inúmeras doenças, como a dengue, a leptospirose, entre outras. O lixo jogado nas ruas irão entupir os bueiros, se tornando uma das principais causas das enchentes.

É bom lembrar que cuidar é a melhor forma de preservar. Se cada um de nós cumprirmos com o nosso papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis, evitando sair de carro todos os dias, ou dando carona para os colegas de trabalho. E, se além disso, nos dispusermos a reduzir consumos, reciclar resíduos, inclusive o óleo de cozinha, a descartar o lixo tóxico como pilhas e baterias em lugares apropriados, estaremos contribuindo com a preservação do meio ambiente.
 
 
Se cada um fizer a sua parte, o meio ambiente será preservado e as gerações futuras viverão sem riscos.  
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário