domingo, 9 de junho de 2013

A natureza agradece!

Um dos termos mais ouvidos esta semana foi, sem dúvida, sustentabilidade. Não é para menos, já que estamos na semana do meio ambiente, e ele tem tudo a ver com o respeito e o bom uso dos recursos naturais do planeta.

Embora os conceitos de sustentabilidade sejam abrangentes, um deles e, talvez o mais importante de todos, consiste em assegurar a qualidade de vida das pessoas, e preservar a biodiversidade para as próximas gerações.
 
É hora de mudar, e talvez um dos maiores desafios a serem enfrentados pelas grandes cidades atualmente, consista justamente em evitar os danos ambientais causados pelo descarte incorreto do lixo, dando-lhe o devido destino. Este problema tem levado os governantes a criarem diversas campanhas de educação ambiental, para despertar a atenção de todos, para o crescimento da produção do lixo nos grandes centros urbanos. Sem contar com o aumento do lixo, cada vez mais são encontradas dificuldades em obter locais para instalarem depósitos de lixo (aterros sanitários). Diante disso, a reciclagem tem se mostrado como a melhor alternativa ambientalmente correta e viável, para que governo, indústrias, e população possam se unir em prol do planeta.
 
Ao pensarmos em reciclagem nos lembramos das latinhas de alumínio, do papelão, do vidro, e das garrafas PET, mas certamente, nos esquecemos do óleo de cozinha, um dos maiores agentes poluidores do meio ambiente, sendo o responsável por provocar a morte de peixes e desequilibrar o ecossistema.
 
Segundo o professor do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alexandre D'Avignon, cada litro de óleo derramado na pia, é suficiente para poluir até um milhão de litros de água e, ao chegar ao oceano pelas redes de esgoto, passa por reações químicas e gera o metano, um dos principais gases que causam o efeito estufa, o que contribui para o aquecimento global.

Ainda que insuficientes, alguns programas de coleta do óleo de cozinha tem sido implantado em diversos estados brasileiros, dando-lhe um destino ambientalmente correto, permitindo a sua reutilização como matéria-prima para produção de biocombustível e materiais de limpeza.
 
 
É muito importante que façamos a nossa parte. E aderir aos programas de reutilização do óleo usado é simples: ao invés de jogar o produto no ralo da pia, só precisamos colocá-lo em uma garrafa PET e depositá-lo no lixo seletivo, geralmente encontrado em alguns supermercados, ou em pontos de coleta seletiva do lixo. No Rio de Janeiro existe também o programa disque coleta de óleo. Tels: (21) 3654-3128 e (21) 2676-4624
  
Como descartar o óleo de fritura para coleta ?
Condomínios, escolas ou comunidade
1. Após a fritura, deixe o óleo esfriar.
2. Coloque-o numa garrafa de plástico (TIPO PET), com ajuda de um funil.
3. quando alcançar uma quantidade de 10 a 12 garrafas, ligue para:
(21) 3654-3128 para que sejam retiradas no local.

Restaurantes, lanchonetes, cozinhas industriais, hotéis, bares e pastelarias, devem solicitar um recipiente para a coleta do óleo pelo e-mail: contato@mbroleovegetal.com.br ou pelo número: Tel.:(21) 3654-3128.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário