quinta-feira, 20 de junho de 2013

Reflexões de inverno...


Hoje dia 21 de junho, exatamente às 02h04, começou o inverno aqui no Hemisfério Sul. Embora essa estação seja diferente em cada região do país, o que se deve ao fato de estarmos embaixo dos trópicos, ela se caracteriza pelas noites mais longas que os dias, e pelo frio na maioria dos estados brasileiros.

Se observarmos a Natureza, iremos constatar que é durante esse período que ela conduz todos os seres a voltarem-se para si, renovando-se, poupando energias para ressurgirem na próxima estação: a primavera. Assim como a natureza adquire um ar nostálgico, sendo parte dela, atendemos aos seus apelos buscando recolhimento e introspecção.
No inverno, a maioria das pessoas só saem de casa para trabalhar, ou para atenderem aos compromissos importantes. Não é para menos, os dias chuvosos e o friozinho são um convite para buscarmos refúgio e aconchego em nossos lares. Nesse período haverá menos disposição para sairmos às ruas, especialmente à noite. Teremos vontade de nos enfiarmos embaixo do edredom, de reunirmos a família para assistirmos a um bom filme, mais vontade de estourar pipoca, de tomar chocolate quente, de beber mais chá ou café, de assar bolo e pão, fritar bolinho, ficar junto, e de conversar. Nos fins de semana, aproveitaremos para dormir um pouco mais, para ler um bom livro, e para namorar...

O inverno exige que tenhamos cuidado com a escolha das roupas que iremos usar para nos proteger das variações do clima, ele nos leva a prestar mais atenção às nossas necessidades e ao ambiente que nos cerca. É um período de reflexão: de olhar para dentro da gente, dentro de casa, dos guarda-roupas, das gavetas... seja para refletir sobre a nossa vida, para arrumar a casa, ou doar o que já não nos serve.


Talvez nos lembremos dos velhos tempos, vejamos as velhas fotos, ou quem sabe, também possamos espantar os velhos fantasmas...


Que todos tenham um ótimo inverno!     

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário