quarta-feira, 5 de junho de 2013

Reciclando ideias - Dia Mundial do Meio Ambiente

             
A semana do meio ambiente comemorada durante esta semana, está voltada para a conscientização de todos quanto a preservação dos recursos naturais. E não é para menos, já que esses recursos vêm se tornando cada vez mais escassos com o crescimento populacional do planeta. Estamos consumindo 42,5% acima da capacidade de reposição da biosfera, como afirma o Programa das Nações Unidas para o meio ambiente. O esgotamento dos recursos hídricos em algumas regiões do planeta, é uma realidade que vem preocupando muitos países, que já estão sofrendo as consequências da escassez de água. Logo, se não mudarmos nossos hábitos, estaremos nos conduzindo para uma situação insustentável, pois dependemos da água para a nossa sobrevivência.
 
 
 
Além disso, o desmatamento, as queimadas, a emissão de gases poluentes, que jogados na atmosfera geram o efeito estufa, a poluição dos rios e oceanos, e o desperdício dos bens naturais, tem preocupado não só os ambientalistas, mas os povos de todo o planeta. Portanto, torna-se necessário, repensar o modo de vida, o consumo, a produção voltada unicamente para o lucro e sem nenhuma preocupação com o futuro da biosfera.
 
Muitas vezes adquirimos certos hábitos sem refletirmos sobre a sua consequência para o meio ambiente. Mas, nunca é tarde para rever certas atitudes, e informar-se sobre o que é benéfico à natureza. Este pode ser o primeiro passo para que possamos agir em prol do planeta, lembrando que todos somos responsáveis pela sua preservação, pois ele é a nossa morada, e tudo o que é prejudicial para ele também irá nos afetar, mais cedo ou mais tarde.

A princípio, incorporar novos estilos de vida pode parecer difícil, mas aos poucos podemos executar ações simples no dia a dia, que em muito podem ajudar a preservar a natureza, além de servirem de exemplo para aqueles que ainda não aderiram à ideia.

 
 
Veja algumas dicas:
 
Ecomizar água:
- elimine vazamentos. Aquele pinga-pinga pode causar um vazamento de até 46 litros de água em um único dia.
 - evite lavar o quintal e as calçadas, utilize uma vassoura; se o fizer, reutilize a água usada para o enxágue das roupas lavadas no tanque.
- ao invés de utilizar a mangueira para lavar o carro, use balde e pano. A mangueira desperdiça muita água;
- tome banhos rápidos, e desligue o chuveiro enquanto estiver ensaboando;
- feche a torneira ao escovar os dentes ( economiza até 19 litros de água por dia);
- instale uma válvula na descarga para liberar a água conforme a necessidade;
- ao lavar louças, abra a torneira apenas para enxaguá-las;
- use a máquina de lavar sempre na sua capacidade máxima, evitando usá-la diversas vezes você estará não só economizando água, mas também energia.

Diminuir a poluição e o uso de combustível:
 
- ande mais a pé, ou de bicicleta. Optar por se deslocar caminhando, ou usando a bicicleta, ajuda a diminuir a quantidade de motores nas ruas, além de ser uma opção saudável. A poluição atmosférica pode colocar em risco a saúde do homem e o equilíbrio ecológico;
- se tiver de sair com o carro, tente organizar os seus afazeres de forma a executá-los de uma só vez, poupando assim combustível e tempo.
- faça regularmente a revisão do seu carro, isso evita que o veículo consuma mais combustível e polua o ambiente.
- combine com os amigos ou colegas de trabalho para usarem o carro de forma solidária, dando carona e, se possível, fazendo um rodízio para escalar um veículo a cada semana.
- use transporte público para ir ao trabalho. Se não puder fazer isso todos os dias, escolha pelo menos um na semana para ir de trem, ônibus ou metrô.
 
Evitar o acúmulo e o descarte inadequado do lixo:
 
- evite jogar coisas fora. Pense na possiblidade de existir outra pessoa ou instituição que possa precisar desse objeto ou possa reaproveitá-lo de alguma maneira.
 
- recuse folhetos publicitários que não sejam de seu interesse;
- utilize seus aparelhos eletrônicos ao máximo e avalie a real necessidade de comprar todos os últimos lançamentos tecnológicos;
- revise textos no computador antes de imprimir;
-consulte o seu extrato bancário pela internet, com isso poupe papel e árvores, e evite a emissão de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa, tão prejudiciais para o planeta.
- avalie a necessidade de trocar o aperelho celular, se o fizer, adira a campanhas de retoma ou procure um local onde é possível reciclar celulares velhos.
- só descarte pilhas e baterias em coletores apropriados, geralmente encontrados em supermercados, pois eles liberam substâncias tóxicas para o meio ambiente, contaminando o solo e os lençóis freáticos. A melhor opção ainda é usar pilhas recarregáveis.
- se achar que precisa trocar o computador e outros aparelhos eletrônicos, faça doação para alguma entidade, ou procure na internet postos de reciclagem. Existem projetos em comunidades carentes que recebem aparelhos usados, para aproveitarem peças, que são usadas para consertarem aparelhos com defeito.
 

O plástico é um dos maiores componentes do lixo doméstico e um material que demora centenas de anos para se decompor.
- ao fazer compras, diga não aos sacos plásticos, optando por sacos de pano ou tecido reutilizáveis.
- descarte em locais onde possam ser recicladas as garrafas plásticas de água ou refrigerantes, que rapidamente se acumulam e que demoram centenas de anos a decomporem-se.
- no escritório, esqueça os copos de água, e de café em plástico, e leve a sua própria caneca.

Economizar energia é uma das ações que você pode tomar para evitar o aquecimento global. Como economizar energia elétrica:
 
- desligue aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando. Essa atitude vai ajudar a reduzir o uso de recursos naturais e a emissão de gases do efeito estufa;
- desligue os computadores no final de cada dia – quer seja o computador de casa ou do trabalho, esse hábito traduz-se numa poupança energética significativa.
- Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas ecológicas e amigas do ambiente. Esse é um dos primeiros passos para se passar a viver de forma mais ecológica.
- quando for se ausentar de qualquer ambiente por mais de 15 minutos, apague a luz. 
- acumule várias peças de roupa para passar tudo de uma vez e evite usar o ferro quando outros aparelhos elétricos estejam ligados, para evitar sobrecarga de rede elétrica.
- regule o chuveiro para a estação do verão e evite tomar banho no período de 18 e 24 horas.
 
Essas são algumas ideias que podem fazer diferença na preservação do planeta. Muitos outros exemplos podem ser seguidos, aumentando assim a nossa participação para o bem estar de todos, inclusive o das próximas gerações.

 
 
 


Portanto, não basta plantar uma árvore, é preciso mudar hábitos enquanto é tempo. E, se necessário, reciclar idéias.







     
Fonte: Greenpeace       
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário