segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Molho de tomate caseiro

Os antioxidantes são compostos químicos que auxiliam no combate aos radicais livres e na prevenção de doenças crônicas. Por isso, consumir habitualmente alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar na manutenção da saúde e qualidade de vida.

Entre os alimentos considerados antioxidantes, podemos destacar o tomate que é excelente fonte das vitaminas A, B e C, e de sais minerais como Fósforo, Ferro, Potássio, Magnésio. Além disso, o tomate é a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.
E ainda, o tomate quando cozido não perde suas propriedades, pelo contrário, a ação do licopeno aumenta com o cozimento. Então, quem não gosta de salada pode abusar dos molhos!
Muito versátil, o molho de tomate é um dos mais usados na cozinha. Seja na pizza, na macarronada, ou em outras receitas. Portanto, ter sempre à disposição um molho caseiro pronto, ajuda muito na hora de cozinhar.

Veja como prepará-lo e conservá-lo de um jeito prático para utilizar a hora que quiser:

Em uma panela grande, em fogo médio, coloque 2 kg de tomates sem pele e sementes picados, 3 dentes de alho amassados, 3 folhas de louro, 4 colheres (sopa) de óleo ou azeite, refogue por 10 minutos. Abaixe o fogo, junte 1/2 xícara (chá) de água e cozinhe por 1 hora, mexendo de vez em quando até que o tomate vire um purê. Tempere com sal, orégano e 1 pitada de açúcar, para tirar a acidez do tomate, cozinhe por mais 10 minutos. Coloque pouco sal, pois o congelamento apura os temperos, e você pode corrigir o sabor quando for usar, acrescentando mais sal se precisar.

Para congelar, você precisa esfriar o molho. Então, mergulhe parcialmente a panela em um recipiente com água gelada e pedras de gelo, para dar um choque rápido. Quando este estiver frio, coloque em formas de gelo e leve ao congelador por 3 horas. Desenforme, coloque em saquinhos plásticos e volte ao congelador. Conserve por até 60 dias. Para descongelar, basta levar os cubinhos de molho ainda congelados direto ao fogo baixo, em uma panela. Se desejar, acrescente outros ingredientes como cebola, pimentão, coentro, salsa e cebolinha, assim que o molho estiver descongelado.

O molho de tomate caseiro pode ficar congelado por três meses no freezer, um mês no congelador convencional e cinco dias quando apenas conservado em geladeira.
 
Dica: Para tirar a pele do tomate, faça um x com uma faca afiada no lado contrário onde fica o cabinho da fruta, isso mesmo, pois ele é uma fruta. Coloque-o numa vasilha com água fervendo e em seguida coloque-os em outra vasilha com água fria (com pedras de gelo). Onde foi feito o x com a faca, a pelinha começará a soltar, é só puxar. 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário