sexta-feira, 12 de abril de 2013

Risoto de Camarão

Fim de semana chegando, mil ideias na cabeça para aproveitar bem os dias de descanso. Para muitos, a oportunidade de almoçar calmamente num restaurante, saboreando um bom prato, faz parte da programação. Enquanto outros, preferem curtir o final de semana junto com a família, e não abrem mão de preparar uma comidinha caseira. Para esses que gostam de cozinhar, aquí vai uma sugestão para o almoço de domingo, uma delicioso risoto de camarão muito saboroso e fácil de fazer.
 
Risoto de camarão

Ingredientes:

500 g de camarões médios limpos
2 copos de arroz arbóreo
1 copo de vinho branco seco
1 pacote de ervilhas frescas (congelado)
 
½ cebola ralada
250 g de manteiga
1,5 litros de água para fazer o caldo com as cascas e as cabeças do camarão
salsa picada
sal a gosto
Farinha de rosca

Limpe os camarões, tirando a casca e a cabeça, mas reserve-as para fazer o caldo que será usado no arroz. Tempere os camarões com o suco de 1 limão e sal a gosto. Deixe marinar por 15 minutos.
Ferva as cascas e as cabeças que estavam reservadas em água com um pouco de sal por 5 minutos. Deixe esfriar, coe e reserve a água para colocar no arroz.

Preparo:
Numa panela, aqueça metade da manteiga e refogue metade da cebola, junte o arroz e mexa, acrescente o vinho branco. Irá sair um vapor, e o alcool do vinho vai se evaporar. Mexa por mais um pouco até o vinho quase secar. Misture, e vá colocando aos poucos aquele caldo feito com as cebeças do camarão, que estava reservado. Abaixe o fogo. Quando o arroz estiver “ao dente”, ou seja, quase no ponto, misture o molho de camarão. Continue mexendo até que o arroz fique úmido, mas não encharcado.

Molho de Camarão:
Em outra panela, faça um molho de camarão que posteriormente será integrado ao risoto. Coloque o resto da manteiga e o resto da cebola, junte a ervilha, refogue um pouco e adicione os camarões e cozinhe até o ponto dele ficar “corado”. Reserve, quando o arroz estiver no ponto, acrescente este molho e finalize o prato enfeitando com a salsa e a farinha de rosca salpicada. 

(Serve 4 pessoas)

Dica: Risoto se faz com arroz arbóreo. Este arroz possui uma maior quantidade de amido no grão o que proporciona um sabor diferenciado dos outros tipos. Se for feito com o arroz comum, a receita ficará diferente, mas também não ficará ruim!



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário