quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dia Nacional do Livro Infantil

A célebre frase: "Um país se faz com homens e livros", se deve a um dos maiores escritores brasileiros. Conhecido como Monteiro Lobato, recebeu o nome de José Bento Monteiro Lobato, nasceu no dia 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté. Tornou-se conhecido por dar vida a personagens que continuam até hoje na memória dos brasileiros. Advogado e promotor público, ficou famoso por criar a literatura infanto-juvenil brasileira, mas foi também um dos personagens mais importantes da história recente desse país.
Com ele inicia-se o movimento editorial brasileiro, tendo sido o fundador da primeira indústria brasileira do livro, no ano de 1918 criou a Editora Monteiro Lobato & Cia. Antes dele, todos os livros eram impressos em Portugal, e não havia no Brasil uma literatura infantil própria. Lobato foi o primeiro escritor a usar uma linguagem bem humorada e direcionada ao público infantil, diferentemente de outros autores que recriavam contos de escritores estrangeiros, tendo os clássicos como inspiração.
Sua obra destaca-se pela ousadia e preocupação com a desigualdade social e exploração do ser humano, principalmente, contra o trabalho infantil, e mesmo ao direcionar seu trabalho para a literatura infantil, deu voz a um personagem conhecido de muitas gerações: Emília, uma boneca de pano falante, irreverente e divertida, que desafiava as normas de conduta vigente e fazia críticas às injustiças sociais. Tendo criado suas próprias histórias, usou como inspiração a fazenda onde viveu depois de deixar os cargos públicos em que atuou, construiu um universo caracterizado por um cenário natural, em que os problemas do Brasil eram, pela primeira vez, levados para as crianças. Criou personagens fixos, como: Narizinho, Pedrinho, Emília, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia, Tio Barnabé e Rabicó. Explorou temas tipicamente brasileiros para contar suas história de maneira envolvente e, através delas, transportar as crianças para outros mundos, introduzindo-as no mundo do saber como: aritmética, gramática, ciências, entre outras.
Quem não se lembra do Saci - o famoso personagem do folclore brasileiro, que acaba se tornando amigo de Pedrinho, no Sítio do Picapau Amarelo. Muito antes, de se transformar em séries para a televisão a obra de Lobato foi adaptada para ser transmitida como uma novela pelo rádio. Nas décadas de 1930 e 1940 o rádio era um dos principais meios de comunicação de massa. No final da tarde, crianças e adultos ligavam seus aparelhos para acompanhar as aventuras da turma do sítio.
Em 2007, a Editora Globo relançou a obra de Monteiro Lobato, e suas histórias continuam a encantar ao público infanto-juvenil. Grande parte da literatura de Monteiro Lobato sempre foi direcionada aos pequenos leitores. Produziu durante toda sua carreira literária 26 títulos destinados ao público infantil. É um dos mais importantes escritores da literatura infanto-juvenil, não só da América Latina, mas também do mundo. Por esse motivo, hoje, dia do seu nascimento, se comemora o "Dia Nacional do Livro Infantil".

Depois dele, muitos outros autores se destacaram na criação da literatura direcionada às crianças, como: Ana Maria Machado, Ziraldo, Ruth Rocha, entre outros, mas foi graças a ele que o Brasil teve a sua própria literatura infantil valorizando a nossa cultura, e a sua primeira editora.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário