quarta-feira, 24 de abril de 2013

Plantar uma árvore, escrever um livro...

 
Muitas pessoas afirmam que suas vidas daria para escrever um livro. Pode até ser... A vida de cada pessoa é repleta de experiências únicas e vivenciadas somente por ela mesma.
As dores de cada um, assim como: as alegrias, as dificuldades, as batalhas vencidas, os sonhos alcançados, outros esquecidos, têm se tornado o conteúdo de muitos livros, que servem para mostrar as características do ser humano. Ao registrar a sua existência o homem tem, mesmo que inconscientemente, a vontade de se tornar imortal. 
 
Acho que todos conhecem aquele ditado popular que afirma que a vida de uma pessoa só é completa se alcançar três metas básicas: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Como “a ordem dos fatores não altera o produto”, não importa a sequência das ações, desde que elas sejam colocadas em prática.

Dizem que o ditado é saxônico, proveniente da antiga grécia, e embora seja uma frase sem autoria definida, é muito discutida nos livros de dinâmica empresarial, um dos livros que comentam a respeito é o do J C Hunter, no livro O Monge e o Executivo, muito conhecido por quem estuda Administração de Empresas.

Mas na vida pessoal, o que esse ditado nos diz?

Talvez queira nos dizer que : árvores... livros... e filhos, requerem cuidados!

Plantar uma árvore requer cuidados, pois só assim, teremos bons frutos. É preciso continuidade, pois não adianta só plantá-la, já que se não cuidarmos ela poderá morrer.

Quantos aos filhos então, todos sabem; nada é mais trabalhoso e exige tanta atenção quanto eles. Transmitir valores, regá-los com amor e esperar que cresçam, pode levar tempo. Vê-los criados, educados e bem-sucedidos, também não é tarefa fácil, mas é a melhor de todas. Os frutos também compensam.

Ter um filho e escrever um livro, são as duas metas que completam a lista e estão intimamente ligadas ao que nós deixaremos para o mundo. Não é somente a árvore que pode render bons frutos no futuro, mas assim também, a educação e o exemplo de vida, tem mostrado na prática o que é colher os resultados daquilo que plantamos.
Já plantei uma árvore no quintal de casa, quando criança. Já tive filhos. Quanto ao livro... bem, preferi o Blog ( por enquanto, rs,rs...). O dito popular não diz que é preciso plantar uma árvore, ter um filho e escrever um “Best Seller”. Mesmo que o livro seja a última meta a ser atingida, ele pode justamente narrar as experiências tidas com as duas tarefas anteriores. Quem sabe algum dia eu ainda o faça, já que as três regras básicas têm a ver com "missão cumprida", finalizando assim um ciclo perfeito de vida.
Mas, por enquanto, me contento com o Blog, ainda estou fazendo escolhas, trocando experiências, aprendendo e, principalmente, aproveitando o que a vida tem de melhor. E você? O que espera do futuro? Que legado pretende deixar?


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário