segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2013, um feliz recomeço!

A noite de Ano Novo é comemorada com muita festa em todas as partes do mundo. Conhecida também como Réveillon, palavra proveniente do verbo réveiller, que em francês significa "despertar", registra a chegada de um novo ano com os seus 365 dias prontos para recomeçar.
As expectativas e os sonhos se renovam, e a "Esperança" talvez seja a palavra certa para definir o sentimento que toma conta de todos nós. Não importa onde estejamos, se aqui ou em outro lugar do mundo, a chegada de um novo ano representa o recomeço. É o momento de despertar em nós a fé de que tudo pode ser diferente e melhor no ano que se inicia. É o momento de fazer novos planos, traçar novos rumos e fazer aquelas velhas promessas.

A passagem do ano é cercada de crenças e superstições, muitos apelam para os rituais e simpatias de ano novo, tentando dar uma ajuda à sorte. Pular 7 ondas na virada do ano, comer 3 colheres de lentilhas, chupar 7 sementes de romã na meia noite do Réveillon ou comer 3 uvas, mentalizando um pedido a cada uva e guardando as sementes na carteira. As opções são inúmeras.
 

Superstições ou crendices, não importa, as simpatias feitas na noite do Réveillon, atuam como uma "mentalização positiva" para o que se quer alcançar, porém, mais do que isso, é necessário que tenhamos pensamentos positivos de amor, perdão e gratidão durante todos os dias do ano, para que estejamos na sintonia certa para recebermos aquilo que almejamos.

Para os cabalistas, somos responsáveis pelo que acontece em nossa vida. Somos nós que criamos, de alguma forma, determinada situação. Não existe o acaso, mas a lei de causa e efeito. Portanto, jamais teremos boa saúde se pensarmos em doenças, nem prosperidade se reclamarmos de miséria, e tão pouco alegria se mentalizarmos tristeza.
Não adianta usar o branco na passagem do dia 31, para atrair a paz, se não cultivarmos a paz em nós. Pedirmos amor, se não amamos as pessoas ao nosso redor. É preciso saber perdoar aos outros e a nós mesmo pelos erros cometidos, e sermos gratos por tudo o quanto temos recebido, pois a gratidão nos faz merecedores de novas bênçãos. Para fazer um ano realmente "novo", é preciso um olhar especial, para ver e agradecer tudo aquilo que nós temos. 2013 pode ser um ano especial se nosso olhar for diferente, se nos dermos conta de que é preciso ser a mudança que queremos ver no mundo. Portanto, o que eu desejo para todos é sabedoria. E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência.

E como diria Carlos Drummond: "Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

E como resolução de ano novo deixo aquí a sugestão do poeta Fernando Pessoa:

Persiga um sonho, mas não deixe ele viver sozinho.

Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades, mas não enlouqueça por elas.

Procure, sempre procure o fim de uma história, seja ela qual for.

Dê um sorriso para quem esqueceu como se faz isso.

Acelere seus pensamentos, mas não permita que eles te consumam.

Olhe para o lado, alguém precisa de você.

Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca.

Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os.

Procure os seus caminhos, mas não magoe ninguém nessa procura.

Arrependa-se, volte atrás, peça perdão!

Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.

Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.

Se achar que precisa voltar, volte!

Se perceber que precisa seguir, siga!

Se estiver tudo errado, comece novamente.

Se estiver tudo certo, continue.

Se sentir saudades, mate-a.

Se perder um amor, não se perca!

Se achá-lo, segure-o!

 Fernando Pessoa

Que 2013 venha repleto de bênçãos para todos os lares. Que a paz esteja presente em todo o mundo e em cada coração. Que a justiça e a igualdade seja o lema de todos os povos, e o amor fraterno seja praticado em todos os dias do Ano Novo!
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário