domingo, 8 de junho de 2014

Perdão...

Ontem, me deparei com uma frase inteligente, colocada propositalmente junto ao caixa de uma loja. Estava escrita em inglês, mas o seu significado, que a principio me fez rir, simplificava tudo e tinha a ver com perdão. Dizia: "One of way to hapiness is a bad memory", ou seja: um dos caminhos para a felicidade é o esquecimento, ou uma memória ruim.

A frase me fez pensar no quanto ainda é difícil para nós humanos perdoar. Às vezes, basta uma palavra mal interpretada para gerar um conflito, um desentendimento para afastar as pessoas que se querem bem. Nem mesmo aqueles que dizem amar conseguem perdoar o ser amado, e não escapam do veneno da mágoa e do ressentimento.
 
Nas ruas e no trânsito, então, parece que as pessoas querem descontar nos outros toda a sua raiva e frustrações diárias. Qualquer coisa é motivo para o descontrole, o que muitas das vezes gera agressões, físicas ou verbais. Revidar às provocações, para a maioria das pessoas, tem a ver com não fazer "papel de bobo", um ato de "justiça" e até mesmo de coragem.

Perdão é uma palavra forte e de difícil aceitação para a grande maioria de nós que ainda não consegue deixar de revidar às ofensas recebidas. Em algumas situações, até dizemos que já perdoamos, mas não esquecemos, ou pior, ficamos remoendo o acontecido.

Algumas pessoas fazem questão de alimentar uma mágoa dizendo que não esquecerão tal ofensa enquanto viverem... se tornando, assim, prisioneiros desse sentimento corrosivo. Presos ao ofensor, vivem no passado, sem conseguirem seguir em frente para viver os acontecimentos felizes que a vida lhes traz.

Lembrei-me de um livro que li há algum tempo atrás que falava do ego. Ele resumia quase todos os conflitos humanos ao apego e ao nosso egocentrismo. Por acreditarmos que somos o centro das atenções, nos colocamos num pedestal e reagimos a qualquer "ofensa", na maioria das vezes, de forma exacerbada. Mesmo as coisas mais banais transformamos num cavalo-de-batalha, ficamos ofendidos remoendo os acontecimentos sem nos darmos conta do quanto isto nos faz mal. 
 
O ato de perdoar é um exercício, se aprende praticando. À princípio, pode até parecer difícil, mas com o tempo vamos entendendo que os maiores beneficiados seremos nós mesmos. A paz de espírito que todos nós almejamos começa aí, no perdão. Ou, no esquecimento.

Resumindo: " Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra"...
 
 
  A paz fora de nós é resultado da paz que existe dentro de nós. Vale a pena tentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário