domingo, 13 de outubro de 2013

Centenário de Vinícius

"Quem já passou por essa vida e não viveu pode ser mais, mas sabe menos do que eu porque a vida só se dá pra quem se deu pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu." Essa é uma das célebres frases de Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos no próximo dia 19 de outubro.

Nascido no Rio de Janeiro, como Marcus Vinícius de Moraes, ficou conhecido como "o poetinha", pela notoriedade dos seus sonetos. Morreu no dia 9 de julho de 1980, mas sua obra continua viva na memória de todos os que o admiram. Foi diplomata, dramaturgo, e jornalista, mas foi como cantor, poeta e compositor que se tornou mundialmente conhecido.

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, sua carreira começou a deslanchar em meados da década de 1950, quando diversas de suas composições foram gravadas por inúmeros artistas. Teve como principais parceiros Tom Jobim, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque, Carlos Lyra e Toquinho, com quem criou "Tarde em Itapuã", um clássico da música popular brasileira.

Vinícius também ficou conhecido por ser um boêmio inveterado, fumante, apreciador de um bom uísque, e da boa gastronomia. Paixão que será eternizada em verso e prosa através de um livro de gastronomia que foi lançado recentemente pela editora Companhia das Letras como parte das comemorações do centenário do poeta. O livro "Pois Sou um Bom Cozinheiro" recuperou o cenário gastronômico dos textos em receitas. Traz receitas de várias épocas da vida de Vinícius a partir de relatos de amigos e familiares, além de pratos que o próprio "poetinha", de avental e tudo, preparava. Foi organizado por Luciana de Moraes, filha de Vinícius que morreu em 2011. Sua companheira, Edith Gonçalves, levou o projeto à frente, junto com a chef Daniela Narciso.

As homenagens continuam; uma turnê denominada "100 Anos de Vinícius de Moraes", vem acontecendo por todo o Brasil, para celebrar o centenário de Vinícius. A estréia foi no palco do Teatro Castro Alves, no último dia 12 de setembro, em Salvador, sob o comando de Toquinho, seu amigo e parceiro musical. Artistas interpretaram canções do poeta e compositor, relembrando músicas do seu repertório.

A parceria com o músico Toquinho rendeu músicas importantes como "Aquarela", "A Casa", "As Cores de Abril", "Testamento", "Maria Vai com as Outras", "Morena Flor", "A Rosa Desfolhada", "Para Viver Um Grande Amor" e "Regra Três".

Vinícius viveu e amou intensamente por 67 anos, e mesmo após a morte, sua obra musical manteve-se prestigiada na música brasileira. Ele cantou o amor em versos e prosas, casou-se nove vezes e se apaixonou por muitas outras mulheres. Suas músicas são conhecidas mundialmente, mas uma delas é a que melhor representa a admiração que ele tinha pelas mulheres. "Garota de Ipanema", feita em parceria com Antonio Carlos Jobim, acabou de completar 51 anos e continua fazendo sucesso, tornando-se  um hino da música popular brasileira.

O centenário do poeta será comemorado no dia 19 de outubro com as mais justas homenagens. Quem estiver no Rio de Janeiro, no próximo dia 15 de outubro, poderá assistir a um show, seguido de debate, como também a uma exposição em homenagem aos 100 anos de Vinícius. O evento acontece no Teatro do Sesi, no Centro do Rio, às 19 h. com entrada franca.

 


Fonte: wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário