sexta-feira, 11 de outubro de 2013

82 anos do Cristo Redentor

 

Como já disse aqui no blog, eu amo o Rio de Janeiro. E, como todo bom carioca, me orgulho desta cidade, e acho que o monumento que mais a representa é o do Cristo Redentor. De braços abertos, ele acolhe aos que aqui vivem, mas também recebe a todos os que aqui chegarem. Ele não é somente um símbolo desta cidade, mas um dos mais conhecidos monumentos do mundo, e o principal cartão postal do nosso país. Em julho de 2007, foi incluído entre as novas sete maravilhas do mundo moderno, em uma festa realizada em Portugal.

A imagem do Cristo está localizada no Alto da Boa Vista, bairro que fica na zona sul do Rio, e levou cerca de cinco anos para ser construida. O monumento se encontra em área cedida pela União à Arquidiocese do Rio na década de 1930, mas o acesso à estátua é realizado através do Parque Nacional da Tijuca, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Foi inaugurada em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Com 38 metros de altura, sendo 8 metros de pedestal, ele fica no topo do morro do Corcovado, e está a 709 metros acima do nível do mar. Em 12 de outubro de 2006 a estátua foi transformada num santuário católico para as comemorações de seus 75 anos. Na base do monumento, existe uma capela católica devotada a Nossa Senhora Aparecida, onde são realizadas celebrações católicas como casamentos e batizados.

Amanhã, o Cristo Redentor completará 82 anos, mas as comemorações começam hoje, às 17h30, com a inauguração da Central Digital de Informações do Cristo Redentor. No local, os visitantes poderão ter acesso às informações sobre a paisagem vista do Corcovado. O investimento tecnológico disponibilizará também dicas sobre o Turismo no Brasil e o Turismo Religioso no Rio de Janeiro.

Para celebrar o seu aniversário, o Santuário será iluminado de verde e amarelo, nesta sexta-feira e sábado à noite, podendo ser visto em qualquer ponto da cidade. A escolha dessas duas cores tem a ver as cores da bandeira brasileira, e pretendem lembrar à Cidade Maravilhosa a importância do Cristo Redentor, considerado uma verdadeira obra de arte brasileira.

 

Fonte: Wikipédia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário