terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Volta às aulas sem sofrimento...

As férias estão quase acabando, e é chegada a hora de retomar a rotina escolar. Para que a volta às aulas seja tranquila, é bom que a criança vá retornando gradualmente as atividades associadas à vida escolar, diminuindo com isso, o impacto da mudança.
Se a família estiver viajando, não é aconselhável voltar no dia anterior ao início das aulas. Para que a criança vá se adaptando aos poucos, retorne aos hábitos e horários que serão mantidos durante o ano letivo, pelo menos uma semana antes do recomeço. Ainda dá tempo!
Estabelecer uma rotina é extremamente importante para a criança aprender a organizar o próprio dia e entender que, neste período, terá tempo para fazer tudo o que gosta, mas também terá de cumprir com obrigações.

Vejam algumas dicas:
Sono: Se a criança estuda na parte da manhã, dormir mais cedo e acordar mais próximo do horário de ir para a escola pode ajudar o corpo a ir se acostumando com a rotina aos poucos. Isso evitará choros e birras no início das aulas, e quanto menor for a criança, mais importante se torna essa prática. Se o seu filho estuda cedo, mas o rendimento é melhor à tarde, matricule-o neste período, ou vocês irão sofrer todas as manhãs. Procure uma alternativa – e uma solução – em parceria com a escola.
 
Alimentação: Nas férias a criançada fica livre para brincar, e muitas vezes, por acordarem mais tarde, alteram os horários das refeições, isso é até normal. Mas com o início das aulas, se faz necessário retomar aos antigos hábitos e horários, principalmente os alimentares.
Ajudar a criança a consumir alimentos saudáveis, também só irá trazer benefícios para ela, não só na infância, e pode se tornar um hábito para toda a vida. Se o seu filho leva lanche para a merenda, leve-o ao supermercado e estimule-o a escolher o que ele irá levar na lancheira na primeira semana de aula. Mostre-lhe os alimentos que devem ser consumidos para que ele seja saudável. Pães, queijos, frutas e sucos devem fazer parte do lanche. Se ela prefere fast-food, abra uma exceção nos finais de semana.
 
Material escolar:
É importante conferir se todos os materiais pedidos pela escola estão conservados. Cheque lápis de cor, tesoura, cola, apontador, borracha e o estado da lancheira e da mochila para não ser pego de surpresa na véspera. Peça ao seu filho a ajude a deixar o material da volta às aulas pronto e arrumado.  Peça ajuda para ele na arrumação do quarto e pergunte onde é melhor colocar cada coisa. Reserve um lugar, pode ser uma estante, prateleira ou escrivaninha, para que ele possa guardar e ter sempre a mão tudo o irá precisar.
 
Uniforme: Veja se o uniforme escolar do seu filho está em bom estado para encarar a rotina até o final do ano. Experimente camisetas, calças, shorts, moletons, casacos e meias. As crianças crescem rápido e você pode ter surpresas. Confira se os tênis estão em bom estado e se ainda servem.
 
Para os pequenos que irão à escola pela primeira vez:
Algumas crianças irão para a escola pela primeira vez, ajude-a a encarar a situação com entusiasmo. Muitos pais se afligem com a nova experiência dos filhos, o que pode transmitir aos pequenos uma certa insegurança, mostrar tranquilidade só irá ajudá-las a perceber que a nova experiência também trará ganhos. Conversar a respeito do que vai acontecer irá deixá-lo mais seguro. O importante é que a família esteja tranquila e tenha boas expectativas. A maioria das escolas fazem um período de adaptação, para que os pais e alunos possam ir se integrando aos poucos. Se a criança fizer birra, seja firme, mas carinhoso. Fale a respeito dos amiguinhos que ela irá conhecer, mostre-lhe o material escolar e converse sobre as atividades que ela irá fazer na escola. Peça-lhe para desenhar a escola e os amiguinhos que irá conhecer, mostre-lhe num calendário quantos dias faltam para as aulas começarem.  Ele pode pintar um quadradinho a cada dia, junto com você.
 
Para as crianças maiores:
Passar da educação infantil para o ensino fundamental é uma novidade e tanto para a criança e seus pais. Mais delicado é quando a criança muda de escola. De um lado se aflige a criança com medo do novo e de ficar longe dos amigos. Do outro se angustiam os pais com as dores do filho e a procura da melhor escola. "Eles sofrem mais do que a criança", observa a pedagoga Isabel Pires Bastos. O mais importante, segundo ela, é não tomar decisões apressadas. "Os pais devem resolver suas dúvidas até se sentirem seguros com a escolha. Assim transmitem ao filho a tranqüilidade e o apoio de que ele precisa." O essencial é a criança saber os motivos da mudança. "Vai ajudá-la a suportar melhor os sentimentos, pois entende que há uma necessidade real", diz Isabel. Na conversa, os pais podem contar ao filho sobre as suas lembranças da mesma experiência, como se sentiram e depois perceberam o lado positivo da mudança, que é a possibilidade de fazer novos amigos.
 
Dificuldades:
Com o apoio da escola e dos pais, a maioria das crianças muda sem problemas de colégio. Algum estranhamento no começo é normal e os pais devem estimular o filho a persistir. Não é o caso de cogitarem, ao primeiro obstáculo, em uma nova transferência de escola. "Os pais não podem agir como reféns da criança. Se tomaram uma decisão bem pensada, que sigam em frente", orienta a pedagoga Isabel.
 
Imprevistos ocorridos nas férias:
É importante que os pais informem a escola sobre possíveis mudanças que ocorreram nas férias na vida das crianças, como uma doença, separação, desemprego ou até a chegada de um irmãozinho. Isso poderá interferir no comportamento e no rendimento da criança na escola. Às vezes se faz necessário um acompanhamento por parte dos professores, e se preciso, a ajuda de um psicólogo ou orientador.
 
A importância de se estabecer horários:
 
Psicólogos afirmam que a rotina acalma a criança e mostra na prática, que ela terá tempo para fazer todas as tarefas durante o dia, inclusive brincar. É essencial determinar horários específicos para o filho fazer as refeições, estudar, assistir à televisão, usar o computador, jogar videogame e brincar com os amigos. Quando se tem irmãos em idades bastante diferentes e não for possível incluí-los na mesma rotina, devem-se estabelecer horários distintos para cada um, mas eles devem existir de qualquer forma.
 
Estas dicas podem ajudar, porém é bom lembrar que: Valorizar o convívio familiar, estar por perto, dar atenção aos filhos e mostrar que se importam com eles é o mais importante de tudo.
 


Fonte: Revista Crescer


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário