sábado, 5 de janeiro de 2013

Resoluções de ano novo


Por simbolizar o fim de uma etapa e o início de outra, é no início do ano que a maioria das pessoas fazem as famosas listas de promessas. A ideia é boa, pois traçar uma meta faz com que nos disponhamos a lutar por ela mantendo um foco.
Se você já perdeu a conta de resoluções tomadas e abandonadas, não desanime até realizá-las. As pendências de um ano podem entrar na listinha do ano seguinte.
Muitas resoluções são difíceis de serem cumpridas, porque envolvem mudanças de hábitos, e quando deixamos de cumprí-las temos que lidar com o sentimento de frustração, por isso, o melhor é prometer apenas aquilo que é possível de se alcançar.
Grandes projetos devem ser planejados com cautela, como a compra de um imóvel, um carro novo ou a mudança de cidade, por exemplo, pois exigem uma programação prévia. Já outras promessas não implicam preparação anterior, bastando a coragem de se tomar a iniciativa de começar.
Ano Novo, vida nova… E uma listinha de promessas para cumprir. Então vamos lá!
Algumas dicas podem ajudá-los a colocar em prática os seus objetivos:

O primeiro passo é registrar seus planos por escrito. “Seja qual for a sua resolução de ano novo, coloque-a no papel. Quando você registra algo, pode consultar sempre que precisar e corrigir a rota se for preciso, sempre de olho no objetivo final. Uma coisa que fica só na cabeça não funciona”, aconselha Rosanne Martins, autora do livro “Por que Sonhar Se Não Para Realizar?” (Ed. Ciência Moderna).

Se o seu objetivo é:

- Economizar e guardar dinheiro:
A maioria das pessoas sonham em ter uma vida financeira equilibrada, sem dívidas e ainda com algum dinheiro sobrando para investir. Porém, apenas um pequena minoria faz por onde isso realmente possa acontecer. Independente de quanto se ganha por mês, é possível alcançar o equilíbrio financeiro se soubermos onde queremos chegar.

Primeiramente, identifique como você está usando seu dinheiro. Avalie seus gastos atuais, faça um planejamento e anote todos os gastos e receitas diariamente ou semanalmente numa planilha (use uma agenda, se quiser).


Acompanhe atentamente suas futuras despesas, assegurando-se de permanecer dentro do planejado. Uma dica de especialistas é evitar o uso do cartão de crédito ou cheque especial.
Observe se você pode cortar gastos com alguns supérfluos. Se você fizer as contas, verá que alguns hábitos podem ser mudados e o dinheiro aplicado para algum projeto de curto ou longo prazo.
E o mais importante: tenha disciplina, pois sem ela, é impossível seguir um planejamento e alcançar o sucesso. Estipule uma quantia para guardar mensalmente até alçançar o seu objetivo, ou mesmo manter um fundo de reserva para algum imprevisto.
Ao investir nosso dinheiro, devemos dividir o montante entre objetivos de curto prazo (viajar ou trocar de carro), mas também os objetivos mais distantes (aposentadoria).

- Praticar uma atividade física regular:
Não inclua outras pessoas nas suas promessas. Se prometeu malhar e uma amiga resolveu malhar junto, encare como uma motivação mas, se ela desistir, vá em frente e encare a SUA promessa. Afinal, é você quem vai ter que conviver com a frustração se não conseguir cumprir a promessa caso resolva desistir também. Então, compartilhe suas promessas com seus amigos e pessoas próximas, elas podem te ajudar a manter a motivação, mas não esqueça de que 99% depende só de você. Lembre-se que você não precisa se matar na academia, basta uma horinha de caminhada diária. Procure orientação de um profissional para iniciar seus exercícios e mantenha esse hábito.

- Emagrecer:
Tente não criar expectativas exageradas, para não desanimar. O primeiro passo para conseguir emagrecer é se comprometer com uma nova dieta. Ao invés de riscar do seu cardápio diversos alimentos que gosta, comece evitando apenas um. “Faça uma lista do que você não consegue controlar, como chocolate ou queijos mais gordurosos, e escolha um ou dois itens para começar a evitar. Depois de um mês, aumente a lista de restrições”, ensina a diretora nacional do Vigilantes do Peso, Fernanda Fernandes.

- Parar de fumar:
Muitas pessoas fazem várias tentativas e não conseguem se livrar deste vício. Em alguns casos, o mais indicado é procurar um médico que o auxilie nessa tarefa. Entretanto, algumas atitudes simples facilitam o processo de largar o cigarro de uma vez por todas.
De acordo com o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, coordenador do centro de tratamento para dependentes da nicotina HelpFumo, o primeiro passo é estabelecer uma data para parar em definitivo. “Quem quer largar o cigarro deve também treinar antes dessa data. Precisa evitar alguns cigarros do dia – por exemplo, parar de fumar no automóvel ou depois do jantar. Ele pode substituir o cigarro por outra coisa, como tomar dois copos de água ou fazer exercícios respiratórios. Na data estabelecida, jogue fora todo o estoque de cigarro e se prepare para enfrentar um mês de abstinência. A pessoa vai ficar nervosa, irritada, mas isso vai diminuindo com o tempo. Se não conseguir sozinho, procure um médico”, recomenda Ciro.

- Viajar mais:
 Assim que começar o ano, pegue uma agenda e comece a negociar com a família ou um amigo de viagem datas e lugares onde querem ir. Em cima das decisões tomadas nessa oportunidade, monte um plano detalhado da viagem com estimativas de preços e locais de hospedagem.
“Além de um planejamento apurado, é importante ter consciência que se está realmente viajando mais ao longo do ano para que esse hábito seja cada vez mais estimulado. Vale emendar feriado ou dividir as férias do ano em várias vezes, se você for autônomo ou se a empresa for flexível nesse aspecto. Se você tirar cinco dias úteis por vez, terá nove dias para viajar quatro vezes no ano”, recomenda Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade.

- Cuidar mais da saúde:
 Procure um médico para fazer os exames periódicos e necessários para que possa controlar os indicadores de sua saúde. Prevenir é o melhor remédio e os tratamentos, em geral, são mais eficazes quando realizados no início de qualquer moléstia. A regularidade de cuidados com a saúde é um hábito a cultivar. Não se esqueça também de incluir uma visita ao dentista e ao oftalmologista.

A sua listinha pode conter dezenas de outras resoluções; sinceramente desejo que você consiga cumprí-las, mas lembre-se de que existe uma diferença entre ser disciplinado, cuidadoso e atento, e ser obsessivo. Trace o caminho que deve percorrer para atingir as suas metas. Descreva em detalhes exatamente o que pretende fazer para cumprir essa promessa, ou seja, como espera fazer dessa promessa uma realidade. Seja objetiva, mas não se culpe se não conseguir alcançar todas as metas.

Se ao final do ano você perceber que nem tudo o que queria virou realidade, perdoe-se. Você é humana, imperfeita e os imprevistos acontecem com mais frequência do que gostaríamos. O negócio é arregaçar as mangas e continuar na luta; afinal, outros anos virão e novas promessas serão feitas e o que você conseguiu conquistar já é um grande passo a caminho da mudança. Persista e não esqueça de valorizar as suas pequenas conquistas.
Se precisar peça ajuda ou conselhos às pessoas certas, para definir metas afim de concretizar os seus objetivos. Aproveite o ano para curtir mais as reuniões de família, sair mais com os amigos, estar mais em contato com a natureza. Torça por seu time, por alguém. Leia um livro, vá ao cinema, ao teatro. Curta as horas de folga com o que lhe der prazer, sinta-se bem com a atividade que escolher.
Lembre-se de que, enquanto você estiver se preparando para ser feliz, você não será. Se você continuar a ver felicidade como um alvo distante a ser alcançado, você não irá alcançá-lo. Felicidade é agora.

Que o novo ano seja de alegrias e realizações para todos!

Feliz Ano Novo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário