sábado, 14 de julho de 2012

15 de julho "Dia do Homem"

Nós mulheres estamos acostumadas a sermos paparicadas desde crianças. Tudo bem, acho ótimo! Acho até que faz parte do papel que a sociedade tenta nos impor, o de "sexo frágil", e embora já se tenha provado que de frágil não temos nada, até gostamos do título. É claro que gostamos mais da parte boa, como o de ser tratada desde crianças com os "mimos" que os garotos não recebem, pelo memos não recebiam... Mas o que antes era um privilégio só nosso tem se estendido à outra parte também. E embora alguns homens não queiram admitir, eles também gostam sim, de carinho, elogios, surpresas e reconhecimento, como qualquer ser humano. E atualmente vemos que eles também tem sido tratados com mais atenção pela sociedade, com mais compreensão pelos pais, professores, que respeitando as diferenças entre os sexos, os tratam como são: apenas seres humanos, como qualquer um de nós. Se antes todos diziam que "homem" não "chora", agora já admite-se que o homem pode sim, e deve chorar, como também mostrar seus sentimentos. Até se "espera" que o homem seja mais "sensível". E não é só isso que tem mudado. Temos observado o aumento de homens que admitem estar se cuidando mais, não só da aparência física, mas também da saúde e do bem-estar. Eles agora estão mais bonitos e vaidosos e com auto-estima lá no alto. Que bom! Já era tempo... E eles mudaram mesmo, pelo menos uma grande parte deles tem-se mostrado mais companheiros e presentes nas relações familiares. Alguns até trocam fraldas e dão comidinhas às crianças, além de levá-las para passear exibindo orgulhosos a sua cria. Formidável, não acham? Há alguns poucos anos era impensável vê-los nestas funções, pois os próprios pais deles, que "nunca" fizeram isso, eram os primeiros a reprová-los por essas atitudades dizendo que não era "coisa de homem". E como os padrões da sociedade são aprendidos e apreendidos em casa, eles não tinham outra saída a não ser reproduzir os velhos padrões. Mas os tempos mudaram, graças a Deus e eles estão aí melhores do que nunca, merecendo elogios e um dia só deles para comemorar. E pensar que há pouco mais de duas décadas o máximo que eles conseguiam no quesito "modernidade", era "permitir" que suas mulheres trabalhassem fora. E dentro também, é claro! Pois a jornada era dupla, já que eles não se mexiam para ajudar nos afazeres domésticos.
Embora ainda não seja amplamente conhecida e divulgada aquí no Brasil, esta semana, precisamente no dia 15 de julho, se comemora o Dia do Homem. Diferentemente de outros países onde a data é festejada em 19 de novembro, dia que marca o início das comemorações ao dia, que foi criado em 1999, por Dr. Jerome Teelucksingh, em Trinidad e Tobago. Atualmente a data já é comemorada em vários países, e foi criada com o objetivo de promover e conscientizar os homens da importância dos cuidados com a sua saúde e promover a busca por igualdade entre gêneros, além de enfatizar as conquistas e melhorias trazidas por eles não só para a sociedade, mas para a família. A sociedade e as relações só têm a ganhar com essa mudança de comportamento, e eles também, é claro!
Portanto, mulheres do meu Brasil, divulguem a data e comemorem com eles mais essa conquista que eles merecidamente alcançaram e encham-os de mimos e presentes. Afinal, eles merecem!
Parabéns rapazes! Continuem assim, cada vez mais, melhores...


Nenhum comentário:

Postar um comentário