domingo, 29 de abril de 2012

"Tatyana" - na coreografia de Débora Colker



Uma sugestão para os que, assim como eu, apreciam um bom espetáculo de dança. Está em cartaz no Teatro João Catano,no Rio de Janeiro, o novo espetáculo de Débora Colker "Tatyana". Baseado num grande clássico da literatura universal, o espetáculo tem sido um sucesso de bilheteria. Débora foi buscar inspiração na obra de Evguêni Oniéguin, obra do escritor russo Alexandr Puchkin e traduziu no seu maravilhoso espetáculo.

Numa entrevista concedida a um jornal de Londrina, Débora conta sobre o desafio de adaptar um livro e contar uma história com princípio, meio e fim. Diz ainda,que é realmente muito difícil contar uma história sem usar as palavras, principalmente quando se trata de um clássico da literatura. Puchkin é considerado o pai da literatura russa, com um romance versado,levou sete anos para ser escrito.

Ela conta sobre a dificuldade de traduzir em movimentos uma história que fala da aristocracia rural e urbana, do campo e da cidade. O espetáculo mostra a transformação dos personagens. O primeiro ato se passa no campo e o segundo na cidade. Ela conta que escolheu trazer cinco personagens, incluindo o próprio autor, que também entra em cena. Além de Tatyana e Olga, duas irmãs; Oniéguin, que é o protagonista e dá nome ao livro; e Lenski, noivo de Olga. Diz ainda que a história de Puchkin é de amor e transformação.





O espetáculo que fica em cartaz até o dia 6 de maio, tem ingressos a preços populares, em agosto inicia sua carreira internacional, passando por Escócia, Inglaterra, México, Israel, sinalizando uma mudança na carreira de Débora Colker, caminho que deve muito a "Ovo" feito em 2009 para o Cirque du Soleil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário