domingo, 29 de setembro de 2013

"Gerontolescência" você sabe o que significa?


"Jovens são aqueles que veem o mundo com olhos de turista e nunca perdem a capacidade de surpreender." Essa frase é do jornalista Pedro Bial, e pode perfeitamente expressar o perfil dos "jovens idosos", que apesar de contarem com muitos anos de experiência, e de vida, se mantêm joviais.
Vivem plenamente a liberdade que conquistaram, sem se importarem com algumas limitações impostas pelo tempo. Apesar de  idosos, eles estão longe de serem "velhos", o que aliás, é uma forma pejorativa e desrespeitosa, que não deveria ser atribuida a pessoas que têm uma longa história de vida, e de experiência, que podem ser transmitidas às novas gerações. E isso, é relevante e valorizado em muitas culturas. Estima-se que em 2050, esse grupo corresponda a 30% da população brasileira, contra 11% atualmente.

Os tempos são outros, as pessoas têm acesso às informações, participam das redes sociais, se cuidam mais e, na maioria dos casos, participam de um grupo, mantendo o convívio social. Isso, não só aumenta a autoestima, como também traz benefícios à saúde em geral. Esses "novos idosos", ao se depararem com a aposentadoria, o crescimento dos filhos, que já não precisam mais da supervisão deles, se veem livres para terem uma nova vida. Assim, têm a oportunidade de concretizar realizações pessoais, pois contam com maior disponibilidade de horários, com mais sabedoria, além de, na maioria dos casos, também possuirem melhores condições financeiras.
 
Essa fase da vida poderia ser considerada uma reedição da adolescência, ou a gerontolescência, conforme afirmação do geriatra Alexandre Kalache, 67 anos, especialista em 'adulto maior", que dirigiu durante 14 anos o Programa de Envelhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele defendeu o emprego de um novo conceito, o da gerontolescência, afirmando que: “Há pessoas cronologicamente velhas, mas funcionalmente jovens. O que lhes garante mais 30 anos de vida útil. É necessário dar-lhes oportunidades para não desaparecerem socialmente”, durante o IV Congresso Internacional de Gerontología, realizado ano passado, em São José, Costa Rica.
 
As mudanças são sempre benéficas, principalmente as que trazem melhorias na qualidade de vida do ser humano. Se há algumas décadas as pessoas morriam cedo, ou eram consideradas velhas aos 40 anos, hoje a expectativa de vida ultrapassa os 70 anos. São os gerontolescentes, pessoas que já passaram dos 60 e optaram por investir em qualidade de vida, ignorando as limitações naturais dessa idade.
 
Segundo Kalache, não há segredo para envelhecer bem, apenas algumas dicas, das quais ele destaca três: cuidar dos hábitos de saúde, organizar as finanças e manter os laços de amizade, o que se torna muito importantes nessa fase da vida, afirma o médico.

Mas, como tudo o que é novo causa um certa estranheza, com o termo não é diferente, "Gerontolescência significa estar pelo mundo, ativo, trabalhando, criando uma nova construção que é envelhecer."
 
No Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, quero parabenizar a todos os que, através da sua experiência de vida, muito nos ensinaram. Quero também lembrar a todos os que têm um idoso na família para que cuidem dele com respeito e carinho, pois eles em muito contribuiram para que sejamos quem somos hoje. Quero também acrescentar que, os anos passam rápido, portanto, é preciso que tenhamos a consciência da velhice que estamos preparando para nós...
 
E como diria Mário Quintana:
 
O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário